Falando de Transportes e Transportadoras – Elétrico no Pacífico
A gaúcha Marcopolo, líder no Brasil na produção de carrocerias de ônibus, iniciou este mês a operação do 100% elétrico Attivi em Santiago do Chile. A iniciativa está alinhada com a estratégia de eletromobilidade da companhia para ampliar sua presença nos mercados mais avançados na eletrificação, com a formação de parcerias estratégias para o fornecimento […]
- Data: 14/02/2023 17:02
- Alterado: 14/02/2023 17:02
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
ônibus elétric Marcopolo Attivi no Chile
Crédito:Divulgação
A gaúcha Marcopolo, líder no Brasil na produção de carrocerias de ônibus, iniciou este mês a operação do 100% elétrico Attivi em Santiago do Chile.
A iniciativa está alinhada com a estratégia de eletromobilidade da companhia para ampliar sua presença nos mercados mais avançados na eletrificação, com a formação de parcerias estratégias para o fornecimento de chassi.
O ônibus circulará por várias áreas urbanas da capital Santiago para que os operadores possam avaliar o seu desempenho em trajetos utilizados normalmente pelos ônibus convencionais movidos a diesel.
O modelo Attivi desenvolvido para o Chile tem 12 metros de comprimento e chassi Low Entry equipado com motor de potência máxima de 350 kW (473 cavalos) e torque de 350,5 kgfm, eixo dianteiro ZF RL82A, eixo traseiro motriz ZF A132, suspensão a ar ZF, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 350 kwh e autonomia de 230 a 280 quilômetros (dependendo das condições de utilização).
Tem capacidade para 91 passageiros (sendo 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça). Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta com ar-condicionado Valeo Revo.
A Marcopolo tem mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em países como a Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.