Grupo faz bullying com menina autista em escola do Rio de Janeiro
Nas vésperas do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, vídeo de uma menina autista sofrendo bullying de um grupo de garotas comoveu a internet
- Data: 31/03/2023 19:03
- Alterado: 31/03/2023 19:03
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução
Em um vídeo que circulou pela internet, nesta sexta-feira (31), mostra Vitória Fernandes Gomes dos Santos, de 11 anos, sendo coagida por um grupo, de mais o menos 9 meninas. Nele é possível ouvir uma das jovens ofendendo Vitória, fazendo-a chorar.
O caso aconteceu no Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Rezende, localizado em Natividade, Rio de Janeiro. O vídeo que viralizado foi gravado, no dia 27, por outra garota que estimulava a ação. Após veiculação nas redes sociais, foi divulgado que a vítima é autista, trazendo mais apelo ao acontecido, a poucos dias do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente, no dia 2 de abril.
A violência chocou a comunidade em volta da escola e estudantes organizaram um protesto, na manhã desta sexta-feira (31), com cartazes que exigiam que fosse feita “justiça por Vitória”. A frase virtou hashtag e alcançou os trending topics.
Ao Metrópoles, a Secretaria de Educação disse ter enviado representantes à escola “para tomar todas as providências para que casos como esse não se repitam”. E afirmou que a direção do colégio conversou com as estudantes responsáveis pelo bullying, junto dos pais.
Transtorno do Espectro Autismo (TEA)
Autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento manifestado na parte comportamental, na comunicação e interação social. Mas a condição afeta cada indivíduo de formas diferentes. Há autistas que conseguem realizar tarefas do cotidiano sem apoio, alguns necessitam de auxílio em atividades especificas, outros em atividades consideradas simples.
A condição não tem cura, mas tem tratamento com chances de evolução dentro de cada quatro.
“O Autismo é uma é um espectro e dentro dele existe a subjetividade de cada indivíduo e para uma intervenção é necessária uma avaliação, para a construção de um plano único. Na maioria dos casos, para potencializar o aprendizado e interação social do paciente, é necessária intervenção constante e intensiva e quanto mais cedo começa o acompanhamento, mais chances de melhores resultados. Ainda assim, mesmo que a criança ou adulto tenha evolução no quadro, ele sempre estará dentro do espectro, podendo ainda ter dificuldade em lidar com emoções, desafios da vida cotidiana e relações interpessoais”, explica, Lohanna Pimenta, acompanhante terapêutica de crianças, jovens e adultos dentro do espectro autistas.