Mercado de Trabalho: Como Conquistar o Primeiro Emprego Digital?
Dicas de profissionais e especialistas para equipar os jovens para o mercado de trabalho digital.
- Data: 07/03/2023 15:03
- Alterado: 07/03/2023 15:03
- Autor: Bruna Bozano
Crédito:Freepik
Os jovens de hoje têm uma enorme vantagem quando o assunto envolve o universo digital – como nativos que cresceram rodeados de internet, Wi-Fi e smartphones, eles vivem e respiram comunicações móveis.
Apesar disso, estar bem equipado para conseguir um emprego que possua a internet como “local” de trabalho, nem sempre é algo que acontece tão naturalmente.
Muitas pessoas se perguntam quais habilidades são necessárias para trabalhar em uma agência de marketing digital e como alguém pode se preparar para uma carreira nesta indústria em rápida evolução.
Para conquistar um espaço no mundo virtual, não é preciso necessariamente ser um gênio do Photoshop ou um monstro dos códigos.
As equipes bem-sucedidas são compostas por todos os tipos de disciplinas e as pessoas vêm de todos os tipos de experiências com conjuntos de habilidades complementares.
Uma lista publicada no site Resenha Marketing apontou algumas das habilidades priorizadas por quem busca novos profissionais para atuar em um time digital:
– Boas habilidades de escuta;
– Comunicação clara;
– Capacidade de gerir o próprio tempo;
– Sugestões de ideias proativas;
– Habilidades para resolver problemas;
Não são todas as pessoas que terão esse conjunto de habilidades e as empresas sabem disso.
Mais do que tudo, procura-se por pessoas apaixonadas pelo que fazem.
Bruna Bozano, fundadora de uma das primeiras agências de gestão de conteúdo digital do País, revela os fatores que considera importantes ao contratar colaboradores: “É totalmente possível ensinar habilidades como programação, desenvolvimento front-end e gerenciamento de projetos, mas a paixão é algo que não se ensina. É possível cultivá-la, incentivá-la e promover um ambiente propício para o seu crescimento, mas, no final das contas, tudo se resume ao indivíduo”.
Sem Gesso
Em uma agência de marketing média é possível encontrar pessoas, que não são facilmente definidas pelo cargo.
Existem aqueles que se destacam no planejamento e organização de pessoas e projetos, aqueles que adoram interagir com clientes existentes e novos, aqueles que conseguem fazer todo tipo de desenho e arte gráfica e aqueles que se sentem perfeitamente em casa quando estão com códigos até o pescoço, além dos redatores, analistas e vários outros tipos de colaboradores que possuem especialidades variadas.
Cargos rígidos, no entanto, estão se tornando menos ‘coisas’, então quem não possui uma habilidade sênior em algum tipo de atividade digital, pode circular por diversas áreas, prestando assistência e apoio para os profissionais que já possuem conhecimentos mais avançados.
Adapte seu currículo
Embora uma agência especializada em SEO, Marketing e Conteúdo seja um dos mais óbvios locais para começar uma carreira pela internet, há diversas empresas que também contratam pessoas para trabalhar de forma remota, ou presencialmente, em trabalhos totalmente digitais.
A empresa de maquininhas de cartões PagSeguro, o e-commerce e marketplace Amazon e a XP Investimentos, por exemplo, são apenas algumas das grandes companhias que mantêm as portas abertas para interessados em trabalho digital.
Muitos currículos, no entanto, passam totalmente despercebidos pelas caixas de entrada dessas (e de outras) empresas. Vários deles são modelos monótonos que descrevem o candidato como “um indivíduo trabalhador e entusiasmado que trabalha bem em equipe e prospera sob pressão”.
Esse tipo de texto padrão é rapidamente identificado e, geralmente, descartado.
As empresas buscam indivíduos reais, capazes de se destacar e que valem a pena acompanhar.
Recrutadores mais experientes frequentemente aceleram a leitura e vão direto ao último parágrafo, em que os candidatos escrevem sobre seus hobbies e interesses. É ali que se esclarece o tipo de pessoa que o candidato é, e não apenas as coisas que já fez.
GO
Quem quer sair da teoria e partir para a busca do primeiro emprego digital, pode se dar bem se levar em conta as sugestões publicadas no portal Diário Seguro:
01. Paixão
A paixão não se aprende. Quem quer começar a trabalhar digitalmente, precisa buscar algo que ame fazer. Começar a atuar em algo que não gosta é procurar um motivo para se arrepender no futuro.
02. Boa Vontade
Para conseguir boas oportunidades, é preciso ter boas referências.
Quem não tem muita experiência ou um grande portfólio de clientes, pode produzir materiais por conta própria, apenas para mostrar aos seus possíveis empregadores, aquilo que é capaz de fazer.
03. Destaque
Pesquisas apontam que leva apenas seis segundos para um empregador tomar uma decisão ao olhar para um currículo. Com isso em mente, é preciso trabalhar duro para se tornar o escolhido para uma vaga.
04. Presença digital
Quem está no Facebook, Twitter, TikTok, Youtube ou Instagram precisa se certificar de que o conteúdo que está criando ou compartilhando é o tipo de coisa que um empregador gostaria de ver.
05. A prática leva à perfeição
Ao obter uma oportunidade de se encontrar presencial ou digitalmente com um recrutador ou empregador, é necessário estar preparado para responder algumas perguntas e atingir o objetivo da contratação.
Fazer uma boa pesquisa sobre a empresa e até mesmo sobre quem será o entrevistador é uma forma eficiente de encontrar pontos convergentes e que podem facilitar a comunicação durante a entrevista.
A primeira nem sempre é a que vai levar o candidato ao emprego dos sonhos, mas com um pouco de prática e paciência, é possível ir aprimorando habilidades, tanto curriculares quanto sociais e emocionais, para que novas possibilidades continuem sendo analisadas e boas oportunidades sejam aproveitadas.