São Paulo registra a menor temperatura do ano, segundo dados da Defesa Civil do Estado

Onda de frio já era esperada, em razão de um sistema de alta pressão de origem polar atuando sobre o estado de São Paulo

  • Data: 21/04/2023 15:04
  • Alterado: 01/09/2023 17:09
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
São Paulo registra a menor temperatura do ano, segundo dados da Defesa Civil do Estado

Crédito:Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Você está em:

A madrugada desta sexta-feira, 21, registrou a menor temperatura deste ano no estado de São Paulo, segundo dados divulgados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado (CGE). A menor temperatura foi registrada no extremo sul da Região Metropolitana de SP, onde os termômetros marcaram 5,6º C. Já a temperatura média na Capital e Região Metropolitana durante a noite e madrugada foi de 12ºC.

O meteorologista Willian Minhoto, do CGE, prevê que nesta sexta-feira, 21, os ventos continuarão soprando do quadrante sul, por isso, mesmo com sol as temperaturas não subirão tanto e a sensação permanecerá mais amena, com momentos de frio. Já durante a noite e madrugada o frio aumenta e a temperatura média chegar aos 11ºC.

Abrigo Solidário

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, em parceria com Metrô e Defesa Civil, instalaram um abrigo na estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha, para acolher e proteger a população em situação de rua das baixas temperaturas. Na primeira noite da ação dormiram ao todo 35 pessoas no local, sendo 33 homens e duas mulheres.
O espaço tem capacidade para abrigar até 100 pessoas entre as 19h e 8h do dia seguinte. O local é equipado com colchões e cobertores. Ao chegar as pessoas recebem jantar servido pelo Programa Bom Prato. Pela manhã recebem um vale para tomarem café da manhã na Unidade Bom Prato da Rua 25 de Março. O Governo de São Paulo operará o abrigo na estação Pedro II sempre que a Defesa Civil emitir alertas de temperaturas iguais ou menores a 10° C. No ano passado, ação semelhante acolheu 1.160 pessoas entre maio e agosto.

Orientações a toda população

A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados.
Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.
Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e IOS.

Compartilhar:

  • Data: 21/04/2023 03:04
  • Alterado:01/09/2023 17:09
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados