Botafogo vai até Goiás para virar recordista de líder isolado na ‘era dos pontos corridos’
As cinco vitórias seguidas - a última sobre o Corinthians na última quinta-feira por 3 a 0 - colocaram o time na liderança isolada, com 15 pontos, dois pontos a mais do que o Palmeiras
- Data: 14/05/2023 10:05
- Alterado: 14/05/2023 10:05
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Vitor Silva/Botafogo
Invicto há 15 jogos, o Botafogo começou o Campeonato Brasileiro com uma campanha irretocável, com 100% de aproveitamento. As cinco vitórias seguidas – a última sobre o Corinthians na última quinta-feira por 3 a 0 – colocaram o time na liderança isolada, com 15 pontos, dois pontos a mais do que o Palmeiras, com 13.
Neste domingo, além de se manter na ponta da tabela, o time carioca terá a chance de se tornar o recordista isolado dos pontos corridos se vencer o Goiás na Serrinha, às 18h30, pela sexta rodada. Com o triunfo sobre o Corinthians, o time carioca igualou o recorde do São Paulo, na temporada de 2011, na “era dos pontos corridos”: cinco vitórias seguidas. Antes o Botafogo venceu São Paulo, Bahia, Flamengo e Atlético-MG. Uma sequência inesperada para um time que nem chegou às semifinais do Campeonato Carioca.
O Goiás vive uma situação inversa. Com uma única vitória, na segunda rodada sobre o Corinthians por 3 a 1 em casa, vem de três derrotas seguidas. Perdeu para o Flamengo, por 2 a 0, foi goleado pelo Palmeiras por 5 a 0 e levou 1 a 0 do Internacional. O time goiano ainda perdeu para o Athletico na estreia por 2 a 0 Com três pontos, o Goiás é o 18º colocado e está na zona de rebaixamento.
Para o técnico Luís Castro, o bom momento do clube é fruto do tempo de trabalho. “Podemos justificar com várias respostas, mas a maior de todas é o trabalho, dedicação, ambição dos jogadores e o rigor que eles colocam em cada momento do jogo”, disse o português que depois comentou sobre as críticas que sofreu no início do ano durante Campeonato Carioca.
“Por conta de um Estadual, que nem fizemos pré-temporada, nos jogaram no lixo. Isso mexe com os brios das pessoas. Esse momento diz que o tempo é precioso, muito mais do que as palavras, e carrega de colocar as coisas no lugar. Não é preciso dizer nada. O Botafogo realmente está de volta, mas é pelo seu prestígio ao longo dos tempos e fica mais vivo. Não é pelo resultado”.
Para esta partida em Goiânia, o treinador não terá o zagueiro Victor Cuesta, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No seu lugar, entra Segovia.
No Goiás, o técnico interino Émerson Ávila terá o retorno de sua zaga titular: Lucas Halter e Bruno Melo cumpriram suspensão diante do Flamengo. No seu retorno, Halter avalia que o time precisa somar pontos o quanto antes na competição.
“Vamos jogar em casa e a gente é muito forte na Serrinha. O pensamento é ganhar. A gente respeita muito a equipe do Botafogo, líder, estão muito bem, mas dentro de casa vamos entrar para buscar os três pontos sempre”, disse o zagueiro.