Entre paz e caos no Brasileirão, Grêmio e Internacional disputam o Gre-Nal 439
Nos últimos 438 confrontos, o Grêmio venceu 140, enquanto o Internacional somou 160 triunfos, além de 138 empates
- Data: 21/05/2023 12:05
- Alterado: 21/05/2023 12:05
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Lucas Uebel/Grêmio
Se por um lado o Grêmio, apesar da irregularidade na temporada, vive um momento mais de paz e esperança, o clima do Internacional é diferente, em meio ao caos e com o técnico Mano Menezes na corda bamba. Neste cenário, entre paz e caos, a dupla gaúcha faz o Gre-Nal de número 439, no domingo, às 18h30, na Arena do Grêmio, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
Nos últimos 438 confrontos, o Grêmio venceu 140, enquanto o Internacional somou 160 triunfos, além de 138 empates. No último Gre-Nal, pelo Gauchão, o Grêmio levou a melhor por 2 a 1, na Arena do Grêmio, mesmo palco deste novo confronto.
Um clássico muda o rumo da temporada. Caso vença, Mano Menezes ganha uma sobrevida no comando colorado e o clima no Grêmio pode virar da água para o vinho. Entretanto, uma vitória gremista trará mais paz a Renato Gaúcho, que ainda promete o Imortal brigando pelas primeiras posições.
Apesar do título de hexacampeão Gaúcho, o Grêmio vem de oscilação no Brasileiro. De volta à elite, não vence há três jogos e vem de um empate sem gols contra o Fortaleza. Na tabela, ocupa a tímida 11ª posição, com oito pontos. Na quarta-feira, empatou por 1 a 1 em casa com o Cruzeiro, pelas oitavas da Copa do Brasil.
Em crise, o Internacional aparece com um ponto a menos (sete) e uma posição abaixo, em 12º lugar. No Brasileirão não sabe o que é vencer há três jogos, sendo três derrotas consecutivas, todas por 2 a 0, para São Paulo, Athletico-PR e Atlético-MG. Além disso, no meio de semana, pela Copa do Brasil perdeu por 2 a 0 para o América-MG, em Belo Horizonte, no confronto de ida das oitavas. Antes desta sequência de quatro derrotas, o Colorado empatou em casa por 2 a 2 com o Nacional, do Uruguai, pela Libertadores.
O técnico Renato Gaúcho terá apenas um desfalque no Grêmio. O volante Pepê, que havia retornado de lesão, sofreu mais uma e virou baixa por tempo indeterminado. Carballo deve aparecer no time titular. A novidade deve ficar por conta do lateral esquerdo Fábio, que pode figurar entre os relacionados.
Por outro lado, o meia Vina é dúvida. Gripado, ele virou uma dor de cabeça para Portaluppi. Caso não reúna condições de jogo, o treinador já escolheu Nathan como seu substituto. Já o volante Bitello, apesar das dores, irá para o jogo: “A gente precisa dele (Bitello). Não vou esperar ele estourar, tanto é que no último jogo eu o tirei. Vamos só poupar na hora certa”, disse Renato Gaúcho.
O técnico Mano Menezes também tem apenas uma dúvida no Internacional. O lateral direito Bustos, com dores musculares, é dúvida. Caso não atue, Igor Gomes deve ser acionado. Quem pode retornar é o lateral esquerdo Renê, mas a tendência é que Thauan Lara siga entre os titulares.
Na defesa, Vitão segue como desfalque e a dupla defensiva vai ter Mercado e Moledo. Mano Menezes chegou a ensaiar uma mudança com três zagueiros, porém, deve seguir com a formação habitual, evitando novos riscos neste momento de dificuldade. “Não podemos ter mais queda. Descemos ao máximo que podíamos e temos que dar resposta em um curto espaço. Temos que recuperar a confiança e isso só vem com resultado positivo. Por isso, a vitória precisa aparecer a curto prazo”, afirmou Mano Menezes, que pode cair com nova derrota.