Como o glutamato pode auxiliar a saúde digestiva?
Especialista do Comitê Umami explica o papel do aminoácido na digestão
- Data: 29/05/2023 12:05
- Alterado: 29/05/2023 12:05
- Autor: Redação
- Fonte: UMAMI
Alimentos com Glutamato
Crédito:Pexels
Como todos os nossos sistemas, o aparelho digestivo exerce um papel fundamental na saúde e sua manutenção pode trazer diversos benefícios para o bem-estar e desempenho do nosso organismo.
De acordo com a Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população mundial tem algum tipo de problema intestinal. Deste total, 90% não recorre ao acompanhamento médico, e preferem a automedicação ou negligenciam a situação 1.
A preocupação sobre o tema é tão grande que no dia 29 de maio foi instituído o Dia Mundial da Saúde Digestiva, uma data para orientar as pessoas e ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do sistema digestivo.
A doutora em Ciência dos Alimentos e consultora do Comitê Umami, Hellen Maluly, sugere que incluir ingredientes que contém o gosto umami (o quinto gosto básico do paladar humano) na dieta pode auxiliar na digestão.
O gosto umami é proporcionado por meio do aminoácido glutamato. “Alguns estudos científicos revelaram que o glutamato pode auxiliar as glândulas salivares na liberação de saliva, se liga à receptores no estômago e é uma das fontes de energia para as células intestinais”, informa a especialista.
Hellen também ressalta que: “A salivação é essencial para facilitar a mastigação dos alimentos e melhora na palatabilidade, pois ajuda também a diluir aromas. Ademais, indivíduos em tratamentos contra o câncer e idosos podem ter um sintoma chamado de xerostomia, que deixa a boca seca e o estímulo das glândulas salivares pelo glutamato pode ajudar a aceitação alimentar”, ressalta Hellen. “No estômago, o aminoácido pode funcionar como um sensor de nutrientes e regular a digestão de proteínas. E no intestino, ele é utilizado pelos enterócitos (células intestinais) como fonte de energia para o seu desenvolvimento e manutenção”, completa.
O glutamato, ou ácido glutâmico, é encontrado em diferentes alimentos. Alguns exemplos desses alimentos são carnes, ovos, cogumelos, tomate, aspargos, milho, batata, ervilha, espinafre, alho, queijos maturados, entre outros. Também temos a opção de adicionar glutamato monossódico (MSG), o sal do glutamato, nas preparações culinárias. Ele está presente no mercado na sua forma mais pura para dividir as características e os mesmos benefícios que o ingrediente presente naturalmente nos alimentos.
Entende-se agora que o glutamato pode ser benéfico para a manutenção de uma dieta balanceada, com variedades de gostos e sabores, e para ajudar o nosso processo digestivo em suas várias fases.