Blinken diz que EUA não apoiam independência de Taiwan
Nas redes sociais, Blinken comentou que a rodada de conversas com as lideranças chinesas foi produtiva, e pontuou que a relação entre os dois países é "profundamente importante"
- Data: 19/06/2023 14:06
- Alterado: 19/06/2023 14:06
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
WASHINGTON, DC - MAY 26: U.S. Secretary of State Antony Blinken speaks on China at Jack Morton Auditorium of George Washington University May 26, 2022 in Washington, DC. Blinken delivered a speech on the Biden administrations policy toward China during the event hosted by the Asia Society Policy Institute. Alex Wong/Getty Images/AFP (Photo by ALEX WONG / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Crédito:Alex Wong/Getty Imagens
O secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, disse em entrevista coletiva após se encontrar com o presidente da China, Xi Jinping, que os Estados Unidos não apoiam a independência de Taiwan. “Nós não apoiamos a independência de Taiwan. Continuamos nos opondo a quaisquer mudanças unilaterais no status quo por qualquer um dos lados”, afirmou.
Nas redes sociais, Blinken comentou que a rodada de conversas com as lideranças chinesas foi produtiva, e pontuou que a relação entre os dois países é “profundamente importante” e que “os EUA querem comércio justo e investimento em igualdade de condições em nosso relacionamento econômico com a República Popular da China”.
Blinken é o membro do governo de mais alto escalão dos EUA a visitar a China desde que o presidente Joe Biden assumiu o cargo e o encontro em Pequim acontece em momento de escalada de tensão entre os países.