Escolas municipais de São Caetano realizam festas juninas

Quem não pôde ir a uma festa junina no final de semana ainda tem chance. Neste sábado (24), mais escolas promoverão festas abertas à comunidade

  • Data: 20/06/2023 15:06
  • Alterado: 31/08/2023 18:08
  • Autor: Suzel Tunes
  • Fonte: PMSCS
Escolas municipais de São Caetano realizam festas juninas

Celebrando a diversidade cultural do país

Crédito:Divulgação

Você está em:

Sábado (17/6) foi dia de celebrar uma das festas mais tradicionais do país em várias escolas da Rede Municipal de Ensino de São Caetano do Sul. Nas festas juninas das escolas municipais não faltaram música, dança, decoração caprichada, comida gostosa e, sobretudo, criatividade para unir diversão e aprendizado. 

A EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Fortunato Ricci, no Bairro Barcelona, inovou neste ano e promoveu uma Festividade Regional, que destacou manifestações culturais das várias regiões brasileiras. Por exemplo, os alunos do G5 (5 anos) fizeram a dança das lavadeiras, em homenagem à Região Norte. E o karaokê foi disputado, com as crianças dando show em músicas do cancioneiro popular brasileiro. 

A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Anacleto Campanella, no Bairro Olímpico, também fez uma festa destacando a diversidade cultural do Brasil. Os alunos apresentaram danças típicas de diferentes regiões do Brasil. O 3° ano dançou uma catira, da região Centro-Oeste, o 5º ano apresentou  uma quadrilha tradicional do Norte e Nordeste. A região Nordeste também foi representada pelos 2º e 5º ano, que dançaram forró e baião, respectivamente. E o 1º ano apresentou uma quadrilha caipira da região Sudeste.

Na EMEI Inês dos Ramos, no Bairro Nova Gerty, o próprio cardápio da festa foi uma experiência de compartilhamento e aprendizado. As crianças do G5 escreveram os nomes dos pratos e as crianças do G4 foram convidadas a fazer as ilustrações. 

A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Sylvio Romero, no Bairro Oswaldo Cruz, fez uma festa junina com a lição da inclusão e amizade: os cuidadores dos alunos, público-alvo da Educação Especial, compareceram voluntariamente à festa e divertiram-se junto das crianças. E a dança final da festa foi uma linda quadrilha, que contou com a participação de ex-alunos da escola, especialmente convidados para se unirem à roda. 

AS FESTAS CONTINUAM

Quem não pôde ir a uma festa junina no final de semana ainda tem chance. Neste sábado (24), mais escolas promoverão festas abertas à comunidade. Uma delas é a EME (Escola Municipal de Ensino) Professora Alcina Dantas Feijão, que já está ornamentada para os festejos juninos. As equipes participantes da Gincana Solidária, tradicional competição beneficente realizada anualmente pelo Alcina, produziram nada menos do que 2.100 metros de bandeirinhas para colorir a quadra.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação Celebrando a diversidade cultural do país

  • Data: 20/06/2023 03:06
  • Alterado:31/08/2023 18:08
  • Autor: Suzel Tunes
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados