São Caetano Teatro

‘Chapetuba Futebol Clube (Do Brasil)

A Oficina Teatral da USCS – 2016, na sua vigésima primeira edição, optou por pesquisar a obra do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho(1936-1974). O dramaturgo morreu precocemente em 1974, aos 38 anos de idade, mesmo assim escreveu importantes textos que dialogaram diretamente com o regime de exceção no Brasil, período que concentra a maior produção […]

  • Data de publicação: 02/12/2016 13:12
  • Ultima alteração: 17/08/2023 17:08
‘Chapetuba Futebol Clube (Do Brasil)

'Chapetuba Futebol Clube (Do Brasil)

Crédito:'Chapetuba Futebol Clube (Do Brasil)

A Oficina Teatral da USCS – 2016, na sua vigésima primeira edição, optou por pesquisar a obra do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho(1936-1974). O dramaturgo morreu precocemente em 1974, aos 38 anos de idade, mesmo assim escreveu importantes textos que dialogaram diretamente com o regime de exceção no Brasil, período que concentra a maior produção artística de Vianninha. Entre as suas principais obras estão ‘Rasga Coração’, ‘A Mão na Luva’ e ‘Chapetuba Futebol Clube’.

Depois de meses de pesquisa, os integrantes da Oficina Teatral da USCS optaram por realizar uma imersão no texto ‘CHAPETUBA FUTEBOL CLUBE’. Esta obra de 1959 tem como tema central as relações de poder e um profundo questionamento acerca de ética no universo esportivo.

Chapetuba, time da segunda divisão do futebol paulista, disputa a final do campeonato com o Saboeiro, outro time da segunda divisão. A equipe vencedora será elevada à primeira divisão do campeonato paulista. Sonhos diversos estão em jogo diante de uma única partida de futebol, e, também, interesses de todas as ordens.

Tomando partido do atual momento político brasileiro e da história dessa nossa já defasada ‘pátria de chuteiras’, os integrantes da Oficina Teatral da USCS constroem uma ação cênica crítica que questiona sonhos, utopias, relações de poder e ética. Neste caminho, chega à cena ‘CHAPETUBA FUTEBOL CLUBE (do Brasil).

‘O texto de Vianninha é extremamente atual. Oferece o melhor cenário para burilarmos questões importantes do nosso país, além de propiciar a construção de um olhar crítico para o Brasil de hoje’, comenta o diretor da montagem Kleber di Lázzare.

Todo o valor adquirido com a venda dos ingressos será revertido em leite e doado para Instituições de Caridade da região)

ELENCO: Gleibson Filho; Ana Catarina; Gustavo Batistão; Murilo Beserra; Erick Hideo Sasada; Giorgio Lucca; Osni Anjos Araujo; Nathália Karen; Vinicius Venâncio

FICHA TÉCNICA

Texto Original                                                          Oduvaldo Vianna Filho

Coordenação Dramatúrgica e Direção Geral                Kleber di Lázzare

Preparação Vocal e Direção Musical                          Edu Berton

Preparação Corporal                                                 Guilherme Delazzari

Trilha Sonora Original                                               Carlos Sanmartin

Cenografia e Iluminação                                            Kleber di Lázzare

Figurinos e Maquiagem                                             Oficina Teatral da USCS – 2016

Arte Gráfica                                                             Gleibson Filho

Produção Geral                                                        Núcleos de Pesquisa Teatral da USCS

Compartilhar:

Datas:




  • Data: 02/12/2016 01:12
  • Alterado: 17/08/2023 05:08







Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados