Confiança do empresário industrial continua em alta
Índice permanece positivo pelo quinto mês consecutivo, alcançando 61,6 pontos em setembro
- Data: 14/09/2020 18:09
- Alterado: 14/09/2020 18:09
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Agência Brasil
Crédito:
Medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) – que registrou o pior patamar da série história em abril de 2020 – voltou a subir, registrando 61,6 pontos em setembro, o que significa um aumento de 4,6 pontos percentuais, na comparação com agosto.
Porém, mesmo tendo como base as cinco altas consecutivas, o indicador atual continua 3,1 pontos abaixo do registrado no mês anterior à pandemia da Covid-19, em fevereiro, quando o índice estava em 64,7 pontos.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) é composto pelo Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas, estes que também registraram aumento. Importante ressaltar que os indicadores variam de 0 a 100 pontos, ou seja, quando estão acima dos 50 pontos mostram que os empresários estão confiantes. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança.
Então, levando em consideração os pontos citados anteriormente, o Índice de Condições Atuais aumentou 7,8 pontos frente a agosto, atingindo um total de 54,7 pontos em setembro. Enquanto o Índice de Expectativas aumentou 3 pontos na comparação com agosto, passando para 65,1 pontos em setembro.
Como estes números, é possível observar que os empresários perceberam uma melhora na economia, o que reflete no aumento da confiança. Dessa maneira, a indústria deve voltar a contratar, bem como, investir. A pesquisa completa está disponível na página da CNI na internet.