Alunos da rede pública terão textos publicados em livro sobre Segurança dos Alimentos

Histórias Ilustradas é o nome do projeto que visa incentivar a leitura e debater questões relacionadas à saúde, como lavagem das mãos e manipulação dos alimentos

  • Data: 29/10/2019 15:10
  • Alterado: 29/10/2019 15:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Bowie
Alunos da rede pública terão textos publicados em livro sobre Segurança dos Alimentos

Alunos da rede pública de Suzano terão textos publicados em livro sobre Segurança dos Alimentos

Crédito:Divulgação

Você está em:

Os alunos da rede municipal de Suzano serão os autores do livro Histórias Ilustradas, que contará também com textos e ilustrações de estudantes da rede pública de ensino de Franca, Campinas e São Paulo. A publicação é patrocinada pela Ecolab, com realização da Horizonte Educação e Comunicação, por intermédio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Os exemplares serão distribuídos, a partir de dezembro e gratuitamente, aos alunos das escolas participantes.

Os objetivos principais do projeto são incentivar a leitura, a criatividade, a produção de textos e reflexão sobre a segurança dos alimentos. Os alunos precisaram se inspirar no tema “saúde e segurança dos alimentos” para produzir seus trabalhos. De acordo com o coordenador do projeto, Allan de Amorim, o foco do projeto também é discutir as medidas que podem prevenir doenças e promover a saúde. “Queremos que as crianças tenham a consciência sobre o autocuidado, higiene pessoal, saúde bucal, além de buscar melhores escolhas alimentares e a prática de atividades físicas”, explica.

Cartas, bilhetes e cartazes: o gênero epistolar

Para compor suas obras, os alunos precisaram usar o gênero epistolar. Eles produziram cartas, bilhetes e cartazes para ilustrar o que aprenderam sobre a relação entre a saúde e a alimentação.

As oficinas de capacitação de professores colaboraram para que os alunos compreendessem melhor o gênero literário, treinassem habilidades de leitura e escrita e discutissem a necessidade da comunicação em vários formatos, conforme as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estruturação e coerência de ideias, expressão de opiniões pessoais.

“Patrocinar um projeto que tenha a saúde e a educação como foco, enquadra-se perfeitamente no propósito da Ecolab. Trabalhamos, todos os dias, para manter o mundo mais limpo, seguro e saudável”, explica Carolina Simonetti, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Ecolab para o Brasil.

A dinâmica do estudo

Com a orientação de professores previamente capacitados, os alunos produziram os textos e ilustrações em duplas. Ao final, as produções das escolas foram enviadas à Comissão Julgadora, que selecionará quais serão publicadas.

Todas as escolas participantes terão trabalhos publicados no livro e receberão, gratuitamente, vários exemplares.

Sobre Histórias Ilustradas:

O projeto Histórias Ilustradas tem patrocínio da Ecolab, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Sobre a Ecolab:

Um parceiro de confiança para mais de três milhões de clientes, a Ecolab é líder global em tecnologias e serviços de água, higiene e energia que protegem as pessoas e recursos vitais. Com vendas de US$ 15 bilhões e 49.000 associados, a Ecolab oferece soluções e serviços abrangentes, conhecimentos específicos e atendimento local para promover segurança alimentar, manter ambientes limpos, otimizar o uso de água e da energia, além de melhorar a eficácia operacional de clientes que atuam nos mercados de alimentos, saúde, energia, hospitalidade e industrial em mais de 170 países em todo o mundo.

A Endoclear é uma empresa pertencente ao Laboratório Anios, adquirido pela Ecolab em 2017.

Para mais informações sobre a Ecolab, visite www.pt-br.ecolab.com. Siga a Ecolab no Twitter @ecolab ou Facebook facebook.com/Ecolab.

Compartilhar:

  • Data: 29/10/2019 03:10
  • Alterado:29/10/2019 15:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Bowie









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados