Alavancado pela pandemia, e-commerce bate todos os recordes em 2020
No ano, houve um crescimento jamais visto no setor e vendas disparam até em datas comemorativas
- Data: 02/10/2020 15:10
- Alterado: 02/10/2020 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:
Somente no primeiro semestre de 2020, o faturamento do e-commerce bateu todos os recordes dos últimos 20 anos. Segundo dados da Nielsen, os responsáveis por alavancar estes números foram as vendas nos marketplaces, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
Os principais resultados da Nielsen referentes às vendas pela Internet mostram que, no primeiro semestre deste ano, o faturamento do e-commerce de modo geral subiu 9% em relação ao mesmo período de 2019 enquanto o varejo moderno off-line cresceu 13%.
O número de pedidos saltou 39% e chegou a R$ 90,8 milhões. Já as vendas aumentaram 47%, para R$ 38,8 bilhões.
O crescimento de 39% do número de pedidos impulsionou também o aumento de ticket médio, que aumentou 6%. O setor de Informática chegou a registrar um ticket médio de R$ 814,00.
Ticket médio é o valor médio das vendas de um período. Ele é um indicador de desempenho, mostrando o quanto a equipe comercial tem conseguido fechar negócios mais vantajosos para a empresa. Pode ser calculado identificando quantas vendas foram feitas e o faturamento total delas em um determinado período.
Hoje, 41 milhões de consumidores compram online, número 40% maior quando comparado com o mesmo período do ano passado. Ao todo, 7,3 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez na internet. Entre os consumidores, 58% são os chamados heavy users, que fazem mais de quatro compras no semestre.
O que se percebe também é que os números começaram a aumentar, segundo a Petina Soluções, a partir de abril deste ano, durante a pandemia – a necessidade do isolamento social contribuiu para que as pessoas passassem a fazer suas compras sem sair de casa.
Datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados registraram picos de vendas online em comparação ao mesmo período do ano passado:
– Na Páscoa, foi registrado um aumento de 66%
– No Dia das Mães, o crescimento das vendas foi de 68%
– No Dia dos Namorados, o aumento foi de 91%
O destaque regional das vendas do e-commerce de janeiro a junho de 2020 da pesquisa Nielsen ficou por conta das regiões Norte e Nordeste, que contribuem com mais de um terço do crescimento no semestre.