Frutos da Mata Atlântica – O Sabor da Biodiversidade
Com participação especial do Chef do restaurante Mocotó, Rodrigo Oliveira, evento abordará importância do consumo das frutas nativas da Mata Atlântica
- Data: 18/10/2021 13:10
- Alterado: 18/10/2021 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: SIMA
Crédito:SIMA
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e a Associação dos Bolsistas JICA São Paulo – ABJICA, promovem o Seminário “Frutos da Mata Atlântica” com objetivo de estimular o plantio e consumo de frutíferas nativas da Mata Atlântica.
O seminário, que ocorre em 20 de outubro, das 09h às 12h30, será coordenado pelo Departamento de Gestão do Conhecimento – Instituto de Pesquisas Ambientais da SIMA e contará com a participação especial do Chef do restaurante Mocotó, Rodrigo Oliveira.
O evento deve atrair um público diverso de pequenos agricultores, viveiristas, estudantes da área florestal e agronomia, além daqueles que se interessam por produtos alimentares de qualidade, alternativos e sustentáveis.
As frutas nativas são fontes de nutrientes, porém ainda não muito conhecidas no mercado, alguns dos exemplos são: pitanga, uvaia, cabeludinha, araçá, cereja-do-rio-grande, grumixama, guabiroba, bacupari, cambucá, graviola e polpa de frutos de juçara. Esta última foi regulamentada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em 2018 e vem sendo consumida sob forma de sucos, cremes, sorvetes, bolos, cervejas, etc. Essas frutas, ao adquirir valor comercial passarão a dar retorno econômico se plantadas para recuperação de áreas de preservação permanente ou em reservas legais.
Acompanhe o evento e saiba mais:
https://www.youtube.com/watch?v=9V77TKyNtC4