Como o patrocínio das casas de aposta melhorou a saúde financeira do futebol brasileiro

A origem das apostas esportivas se remonta quase que simultaneamente ao surgimento do esporte e podem ser consideradas a forma de aposta mais antiga do mundo. No início era apenas uma atividade de lazer, mas atualmente, os números dessa indústria chegam aos bilhões de dólares. No início do novo milênio, as apostas online cresceram dramaticamente […]

  • Data: 18/10/2021 10:10
  • Alterado: 18/10/2021 10:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCdoABC
Como o patrocínio das casas de aposta melhorou a saúde financeira do futebol brasileiro

Crédito:

Você está em:

A origem das apostas esportivas se remonta quase que simultaneamente ao surgimento do esporte e podem ser consideradas a forma de aposta mais antiga do mundo. No início era apenas uma atividade de lazer, mas atualmente, os números dessa indústria chegam aos bilhões de dólares. No início do novo milênio, as apostas online cresceram dramaticamente em todo o planeta e agora se desenvolvem em um ritmo mais rápido que nunca.

Com o crescimento acelerado nos últimos anos, o setor de apostas esportivas mudou significativamente ao redor do mundo. A proliferação dos sites online gerou uma série de desenvolvimentos e tiveram inúmeras consequências, incluindo um grande aumento no número de operadores de apostas esportivas, juntamente com expressivas mudanças tecnológicas e até o surgimento de novas categorias de apostas.

Através do patrocínio e da publicidade, a indústria de jogos se vinculou profundamente ao futebol em todo o mundo. Na Inglaterra, por exemplo, o setor das apostas tem o patrocínio master de diversos grandes clubes da Premier League, como Leeds, Newcastle, Burnley, Wolverhampton, Fulham, Southampton, West Ham e Crystal Palace.

No Brasil, com o enfraquecimento dos contratos publicitários, a diminuição de patrocínios em todos os setores do país e o empobrecimento e endividamento de diversos times, os sites de jogos eletrônicos e entretenimento digital chegaram em boa hora ao cenário nacional. Atualmente as casas têm contratos e parcerias com 19 dos 20 clubes da Série A do Brasileirão nesse ano de 2021. Se contarmos as placas de publicidade nos estádios e os comerciais durante as transmissões dos jogos, as casas de aposta estão presentes em todos os jogos da primeira e segunda divisão nacional de futebol.

Os efeitos do patrocínio esportivo
É inegável que os provedores de jogos intensificaram a promoção de seus produtos e serviços por meio do patrocínio esportivo. Cada vez mais firmas do setor estão lançando parcerias criativas com clubes e jogadores de futebol.

Ícones do futebol nacional como Ronaldinho, Rivaldo, Marcelo, Douglas Costa, Zé Roberto e Denílson são alguns exemplos de nomes envolvidos e/ou patrocinados por casa de aposta no Brasil. Grandes clubes da divisão de elite do futebol nacional, como o caso do Atlético Mineiro e Fluminense, já estampam suas camisas com o patrocínio da Betano, uma das principais casas em atividade no país. Consequentemente, os produtos e serviços de jogos ganham exposição substancial a grandes públicos por meio de transmissões de esportes na mídia.

O patrocínio de casas de aposta esportiva  é cada vez mais prolífico, mas é preciso analisar as relações entre o patrocínio do futebol e as atitudes e intenções relacionadas ao jogo, no contexto de uma grande competição nacional patrocinada maioritariamente por empresas do setor.

A importância da eficácia do patrocínio para a organização patrocinadora é primordial. No entanto, a conscientização e a imagem aprimoradas de um patrocinador não parecem suficientes para moldar atitudes duradouras para com um patrocinador ou seus produtos.

Hoje em dia é possível assistir a jogos de futebol transmitidos ao vivo em grande parte das casas de apostas. A compra dos direitos de transmissão às vezes é atrelada aos contratos de patrocínio de diferentes campeonatos internacionais. A adequação do patrocinador ao evento e a atitude em relação ao patrocínio é ligada à propensão do público para usar produtos e serviços dos patrocinadores.

Benefícios
Um mercado de apostas esportivas bem regulado e controlado envolve ainda mais os torcedores e simpatizantes e canaliza o interesse e o entusiasmo pelo esporte. Trazem receita e pagam impostos, são apoiadores financeiros tradicionais do esporte em todos os níveis, bem como as principais causas sociais.

Ao mesmo tempo que criam um ambiente financeiro saudável no futebol, aportam dinheiro aos meios de comunicação e já são de crucial importância em diversos países do mundo.  Em muitos países, organizações esportivas, clubes e eventos esportivos são apoiados financeiramente por operadores de apostas esportivas. Obviamente, cada país — ou jurisdição — tem suas próprias características e deve ser analisado separadamente.

No entanto, é crucial para uma organização esportiva compreender o funcionamento geral do mercado de apostas esportivas, pois isso ajudará a organização esportiva a fazer uma avaliação das oportunidades de patrocínio. E o futebol é uma vitrine perfeita.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 18/10/2021 10:10
  • Alterado:18/10/2021 10:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados