Blog corporativo: a importância do blog para as empresas
Saiba como o conteúdo em formato de blog pode contribuir para o marketing do seu negócio
- Data: 30/07/2021 09:07
- Alterado: 30/07/2021 09:07
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
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O blog corporativo faz parte das ações de divulgação de conteúdo utilizadas no Inbound Marketing. Essa estratégia de marketing tem o objetivo de atrair a atenção do seu público-alvo e guiar os clientes em potencial através das etapas da jornada de compra. Desta forma, é possível aproximar a sua marca e criar um relacionamento com seu público, gerando engajamento e mais oportunidades de negócio. A produção de conteúdo para a sua empresa deve levar em consideração as suas características e os seus objetivos. Assim, o blog pode representar sua marca de maneira correta e permanecer alinhado com as suas estratégias de marketing digital.
Vantagens do blog corporativo
O blog de uma empresa não está limitado somente a divulgação da sua marca. A publicação de artigos tem o potencial de atrair a atenção do seu público e gerar relevância para o seu negócio. Ao produzir conteúdo realmente informativo e interessante para o consumidor, a sua marca pode se tornar referência para ele, ganhando a sua confiança e o seu reconhecimento. Desta forma, a sua empresa será a primeira opção desse consumidor na etapa de decisão e finalização da compra.
Além disso, quando materiais relevantes são produzidos pelo seu negócio, suas chances de otimização no Google serão mais altas. Ou seja, se o Google considerar seu conteúdo relevante, a sua publicação estará entre as primeiras sugestões de respostas quando o seu cliente estiver procurando na rede de busca por determinada informação sobre seu segmento, produto ou serviço. O blog também possibilita a utilização de call-to-actions (chamadas para ação) relacionados ao conteúdo do artigo publicado e direcionados para Landing Pages, sendo mais uma estratégia de marketing digital.
Pautas e conteúdo adequados para o blog corporativo
O conteúdo do blog corporativo não deve ser focado apenas na própria empresa, como posts que abordam somente seus serviços ou produtos. O blog deve ser usado para informar e educar o seu público sobre o seu segmento. A principal intenção do blog não é ser mais um canal de propaganda da sua marca, mas sim um canal de comunicação para o seu cliente, como uma fonte de informação confiável e interessante. Por exemplo, ao invés de publicar um texto focado apenas na descrição de um produto específico da sua empresa, uma opção melhor seria a publicação de um conteúdo que mostre as vantagens desse tipo de produto ou que tire dúvidas frequentes que os consumidores possuem sobre o uso do produto.
As pautas para a produção de conteúdo também podem surgir a partir de dúvidas e questionamentos levantados por leitores, mas que nunca foram notadas pela empresa anteriormente. Por isso é importante manter um canal de contato com quem consome seu conteúdo, estar atento ao feedback e acompanhar as métricas de resultados indicados pelo trabalho realizado no blog.
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