CNMP arquiva ação de Lula contra Deltan por prescrição

O Conselho Nacional do Ministério Público determinou o arquivamento, por prescrição, do pedido do ex-presidente Lula de instauração de procedimento administrativo disciplinar contra Deltan

  • Data: 26/08/2020 10:08
  • Alterado: 26/08/2020 10:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
CNMP arquiva ação de Lula contra Deltan por prescrição

Porprescrição

Crédito:Reprodução

Você está em:

O pedido também a outros integrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Oito conselheiros entenderam haver justa causa para instauração de procedimento administrativo disciplinar contra os procuradores, mas, em razão de prescrição punitiva, votaram pelo arquivamento do caso.

O pedido da defesa de Lula questionava o PowerPoint apresentado em entrevista coletiva concedida pela força-tarefa em setembro de 2016.

No entanto, por 6 a 4, o CNMP acolheu parcialmente uma outra solicitação do petista e determinou que o chefe da Lava Jato em Curitiba e os procuradores Julio Carlos Motta Noronha e Roberto Pozzobon deverão se abster de usar equipamentos, instalações e recursos do órgão para atividades políticas e político-partidárias.

Lula, no Twitter, criticou o arquivamento do pedido pelo conselho do Ministério Público. “A decisão do CNMP, que sabe que Dallagnol é culpado, embora não tenha tido coragem de inocentá-lo, será uma página que ficará para a história como vergonha para o Ministério Público”, afirmou. “O MP precisa compreender que toda responsabilidade que a legislação lhe deu em sua criação exige um comportamento exemplar, para merecer respeito da sociedade.”

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados