Câmara Brasil-Alemanha de SP proporciona método de ensino alemão para formação de jovens
Sistema dual de ensino permite que o estudante concilie teoria e prática no processo de qualificação profissional
- Data: 19/05/2021 16:05
- Alterado: 19/05/2021 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: Câmara Brasil Alemanha
Crédito:Divulgação
A Alemanha é reconhecida mundialmente pela educação de qualidade, que alia princípios teóricos a uma formação técnica para jovens estudantes. Essa combinação é possível por conta do sistema dual de ensino, que permite conciliar esses dois âmbitos de conhecimento. Buscando aprimorar o sistema educacional brasileiro, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo está comprometida em implementar esse método de ensino no País, por meio de três programas voltados para as áreas de gestão empresarial, mecatrônica e ciências contábeis.
Com mais de 100 anos de tradição na Alemanha, o sistema dual de ensino se caracteriza por uma parceria entre estudantes e empresas. Os jovens que participam do programa buscam qualificação profissional e remuneração, enquanto as empresas visam obter um grupo de colaboradores produtivos e inovadores. Além disso, as instituições se beneficiam de uma economia nos custos de treinamento de integração e ainda são reconhecidas por sua ação social de empresa formadora.
Mais de 52,4% dos jovens alemães iniciam sua trajetória profissional a partir do programa. Essa taxa representa um total de 1,3 milhões de aprendizes formados em 326 profissões reconhecidas. Os números por parte das empresas também são impressionantes. 20% das empresas alemãs oferecem o programa de formação, sendo a maioria delas de pequeno ou médio porte. O número de contratações após o programa condiz com 68%.
O nome dual se refere, portanto, aos dois locais onde se dá o aprendizado: a empresa e a escola profissionalizante. O programa, de duração média de 2 a 3,5 anos, apresenta 70% de enfoque na formação prática, realizada na empresa. As instituições participantes oferecem um preparo estruturado dentro do ambiente corporativo, permitindo aos estudantes uma vivência real da profissão. Os outros 30% ficam a cargo dos conhecimentos teóricos aprendidos na escola profissionalizante.
Com o apoio de instituições do governo e de patrocinadores, a Câmara Brasil-Alemanha é um dos maiores intermediadores do projeto no País. A Diretora de Formação Profissional da instituição, Patrícia Franco Caires, confia no potencial do programa para fomentar o desenvolvimento profissional de qualidade para jovens estudantes. Atualmente, o maior desafio para ela é a buscar por empresas interessadas em participar do projeto. “Estamos trabalhando para que o programa ganhe cada vez mais espaço no País, mas para isso precisamos da participação das empresas. Nosso objetivo é mostrar para as entidades os benefícios do sistema dual e como esse método pode agregar valor a uma empresa”, disse.
O Centro de Competência Formação Profissional da Câmara Brasil-Alemanha é responsável pela organização do projeto para os alunos participantes do Colégio Humboldt. No programa de gestão empresarial, são oferecidos três cursos: Gestão em Logística, Gestão em Administração (Processos Industriais) e Gestão em Tecnologia da Informação.
Já para os interessados em obter uma qualificação na área de mecatrônica, o programa apresenta uma grade de formação de três anos. Este acréscimo é imprescindível para a complementação da grade curricular conforme modelo. Neste curso, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é a instituição de ensino parceira para abordagem do conteúdo teórico.
A Volkswagen é uma das empresas que adotaram o curso e a Gerente de Recursos Humanos da VW do Brasil, Karine Wohlke Purchio, comemora os resultados. “Nós fomos a primeira empresa do País a oferecer mais um ano de formação, inspirado no ensino dual alemão, com diploma reconhecido pelo governo da Alemanha. Com essa iniciativa, a empresa oferece um nível ainda mais elevado de formação aos jovens, ampliando o curso de dois para três anos, incluindo novas aulas práticas realizadas no processo produtivo da empresa e conteúdo adicional de eletroeletrônica. Além disso, a própria Volkswagen do Brasil e as empresas participantes do projeto podem contar com jovens altamente qualificados em competências do futuro em seu quadro de funcionários de alta performance”, disse.
Realizado em parceria com a Rödl & Partner, maior empresa alemã no ramo de Consultoria, Auditoria e Contabilidade e com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o programa Estudo Dual Contabilidade 4.0 tem o intuito de inovar no curso de graduação para a formação dos contadores. O Sócio Executivo da Rödl & Partner South America e membro da diretoria Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Philipp Klose-Morero, explica: “A profissão dos Contadores está mudando cada vez mais rápido. O Coronavírus acelerou a transformação digital. Novas tecnologias substituirão as tarefas repetitivas. O estudo Contabilidade 4.0 formará os futuros líderes no setor financeiro com maior proximidade do mercado de trabalho, habilitando os alunos em novas tecnologias e tendências, tais como robotização, automatização, segurança cibernética, entre outros.” O programa contará com a participação ativa de especialistas das empresas parceiras nas aulas administradas na Mackenzie, assegurando assim a integração entre teoria e prática.
O início do programa é realizado a partir de um contrato de trabalho com base legal para o aprendizado dos jovens nas empresas. Esse contrato é emitido e registrado pela Câmara Brasil-Alemanha e regulamenta as principais questões do acordo, como duração, remuneração e datas de início e fim do processo. Ao final do programa, os estudantes podem ser contratados pela empresa de formação ou por outra empresa no mesmo ramo.