Tele UTI do HCor atende pacientes com Covid-19 em instituições públicas do Brasil
Intensivistas e equipe multiprofissional auxiliam no manejo de pacientes com suspeita e confirmação de coronavírus
- Data: 21/07/2020 17:07
- Alterado: 21/07/2020 17:07
- Autor: Redação
- Fonte: HCor
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O uso da Telemedicina tem sido uma estratégia bem sucedida para o enfrentamento da pandemia do coronavírus em situações de sobrecarga de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em estados e municípios com a falta de equipes médicas de intensivistas em instituições públicas de saúde.
Implantada na segunda quinzena de março, a Tele UTI do HCor já realizou mais de 1.500 atendimentos. Ao longo de quatro meses de atuação, o serviço de Tele UTI foi oferecido para 203 hospitais e 56 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo a ampla maioria para o Nordeste (62%), seguida pela região Norte (18%) e Sudeste (18%), Centro Oeste (1%) e Sul (1%).
A fim de padronizar as orientações, foram compilados materiais de recomendações e protocolos publicados pelo Ministério da Saúde, complementados com diretrizes do HCor voltadas à elaboração de planos terapêuticos, roteiro de visita e critérios de admissão e alta.
A iniciativa de Tele UTI conta com profissionais disponíveis todos os dias da semana para esclarecer dúvidas e realizar visitas especializadas à distância, além de plataforma de videoconferência e software para controle de dados, que permite o seguimento diário dos pacientes. Toda a estrutura é viabilizada por meio de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
“Colocamos à disposição dessas instituições médicos intensivistas, visando potenciais benefícios em reduzir as complicações secundárias ao manejo em UTI, o tempo de ventilação mecânica, a internação dos pacientes e redução de custos, podendo, consequentemente, aumentar a rotatividade dos leitos, medida essencial para evitar o colapso dessas instituições”, explica Bernadete Weber, Superintendente de Responsabilidade Social do HCor.
Apesar de a Tele UTI estar focada, hoje, em pacientes com coronavírus, após a pandemia, a estrutura será mantida ativa voltada a pacientes com quadros críticos. Para os profissionais de saúde que recebem o suporte, as vantagens abrangem: apoio para tomada de decisão por meio de disponibilização de materiais, baseada na melhor evidência científica disponível; identificação de riscos aos pacientes e equipe; e análise dos desfechos dos casos acompanhados.
Fluxo da Tele UTI
A Tele UTI é composta por médicos intensivistas e equipe multiprofissional do HCor, que prepara a visita virtual colhendo dados dos pacientes com Covid-19 internados na UTI da instituição pública apoiada.
Com base nos dados prévios coletados pela equipe multiprofissional, o intensivista faz o trabalho de análise dos pacientes para realizar o atendimento ideal com a equipe plantonista da UPA ou hospital público.
Por último, semanalmente são enviados boletins dos atendimentos realizados aos dirigentes e coordenadores técnicos da UTI, e também para o Ministério da Saúde.
Sobre o HCor
A instituição iniciou as atividades em 1976, tendo como mantenedora a Associação Beneficente Síria, que completou 100 anos de atividades filantrópicas em 2018. o HCor ganhou projeção mundial no cenário da saúde, tornando-se referência em cardiologia, além de oferecer atendimento de excelência nas áreas de neurologia, oncologia, ortopedia e medicina diagnóstica. Conta com acreditação internacional da Joint Commission Internation (JCI) desde 2006.
O Instituto de Pesquisa HCor coordena estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais. Certificado pela American Heart Association (AHA), o Centro de Ensino capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente. Há 10 anos, o HCor é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), colaborando com políticas públicas e iniciativas de aprimoramento para mais de 150 centros médicos de todo país.