Projeto sobre pandemia pode levar estudante aos Estados Unidos

A aluna do Colégio Marista Ribeirão Preto se destacou em projeto com soluções para o período pós Covid-19

  • Data: 20/05/2021 12:05
  • Alterado: 20/05/2021 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ribeirão Preto
Projeto sobre pandemia pode levar estudante aos Estados Unidos

Crédito:Divulgação

Você está em:

Ana Flávia Lucchesi Rigazzo, de 18 anos, aluna da terceira série do Ensino Médio do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), foi eleita a melhor delegada da Simulação Internacional Marista (SIM), realizada nos dias 14 e 15 de maio, em parceria com a Internationali Negotia, instituição formada por alunos do Ensino Superior, que há 20 anos realiza simulações no Brasil. Neste ano a plenária on line teve como tema: Medidas para Reconstrução e controle de Pandemias Pós Covid-19.

Como delegada da Nova Zelândia, Ana Flávia conta que leu muito sobre as medidas adotadas por aquele país para conter a disseminação da Covid-19. “Lá, o governo priorizou o bem-estar da população acima da economia. A população afetada pelo fechamento de empresas e pelo desemprego recebeu 5 bilhões de dólares neozelandeses”, explica.

A exemplo do que ocorre em fóruns internacionais como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS), os estudantes elaboraram um Programa de Contenção de Pandemia, com ações a serem executadas, caso o mundo passe novamente pela mesma situação. “São várias iniciativas que devem ser adotadas assim que forem identificados os primeiros focos de doença. E tudo deve acontecer ao mesmo tempo em que serão realizados investimentos em estudos da doença.”

A estudante conta que o documento final não tem apenas ideias dela, mas também de outros estudantes e delegados, e que teve a sorte de contar com boas contribuições e bons aliados. “Essa plenária é um excelente espaço para debater política, reunir apoios para seus projetos, argumentar e negociar”, conta a estudante que já decidiu que vai prestar vestibular para Relações Exteriores.

Com o reconhecimento de melhor delegada, Ana Flávia vai a Brasília, em dezembro, disputar com os classificados de todos os colégios participantes o primeiro lugar da final nacional. O prêmio será uma passagem, hotel e taxa de inscrição para participar da Simulação da ONU nas Universidades de Harvard e Yale, nos EUA (eventos a serem confirmados dependendo do contexto da pandemia).

Compartilhar:

  • Data: 20/05/2021 12:05
  • Alterado:20/05/2021 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ribeirão Preto









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados