Em São Bernardo, Parque Linear dos Ipês recebe mais 100 mudas de árvores da Mata Atlântica
Ação integra o calendário de festejos do aniversário de 468 anos da cidade; espaço ganhará 800 mudas no total
- Data: 04/08/2021 19:08
- Alterado: 04/08/2021 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Omar Matsumoto / PMSBC
O Parque Linear dos Ipês – Rafael de Lima Fernandes, no Jardim Detroit, recebeu, na manhã desta quarta-feira (04/08), mais 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A ação faz parte do calendário de festejos do aniversário de 468 anos da cidade. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, esteve no local e plantou duas árvores: um jacarandá rosa e um pau d’alho, na companhia do secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Dr. José Carlos Gobbis Pagliuca.
“São Bernardo faz aniversário no mês de agosto, mas quem ganha o presente é o Meio Ambiente. Essa ação é muito importante, pois, além de deixar o parque ainda mais bonito, reforçamos as áreas verdes da cidade. Para quem não se lembra, neste espaço ficava uma comunidade, na qual todas as pessoas receberam novas moradias da Prefeitura. Pensando no futuro, vamos plantar 800 mudas, no total, para que as novas gerações possam curtir um pouco da grandeza da Mata Atlântica”, disse Morando.
A ação está inserida no projeto “Vida Verde”, criado em setembro de 2019. Entre as espécies plantadas hoje estão envira preta, jequitibá rosa, ingá feijão, jacarandá da baía e pau d’alho. O Parque ainda conta com outras espécies da Mata Atlântica como gabirobas, louros-pardos e perobas-rosa. Desde 2017, foram plantadas 27 mil mudas nativas.
Para o Dr. José Carlos Gobbis Pagliuca, secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, plantar traz inúmeros benefícios. “Árvores adultas contribuem com a absorção da água, evita a erosão do solo, e ajuda a equilibrar o clima. Além disso, forma uma grande parede que impede a propagação de ruídos”, afirmou.