Via Streaming – “Destemida “ – Por trás da realidade
Novo longa da Neftlix conjuga dramas familiares com críticas à indústria da música
- Data: 25/11/2020 11:11
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Com o surgimento de “American Idol” nos Estados Unidos em 2002, às emissoras e o público se viram atraídos para o mundo dos realities shows musicais. Em seguida surgiram outros programas com a mesma proposta, como o “The X Factor” e o “The Voice”, que ganhou sua versão brasileira em 2012. Apesar de terem produzido alguns artistas de sucesso, a maioria dos participantes não foi capaz de fazer fama no mundo da música. Trata-se de um problema de planejamento, de descoordenação dos interesses das emissoras e das gravadoras, pois nem sempre a melhor voz é sinônima de superioridade artística. Nesse contexto surge “Destemida”, um filme polonês original da Neftlix que estreia dia 2 de dezembro.
A história se desenrola durante o reality show fictício “Corrida Musical”, em que a preocupação não é lançar novas carreiras na indústria musical polonesa, mas sim ganhar o máximo de audiência possível, por vezes através da humilhação dos participantes. Para isso, o egocêntrico produtor do programa (Tomek Karolak) conta com um painel de três rudes jurados que devem derramar um balde de água fria nos participantes que desgostarem. Dentre eles se destaca Olo Zawistowski (Maciek Zakoscielny), um músico decadente que ganha à vida destruindo os sonhos alheios em rede nacional. Porém, quando o programa decide realizar audições em sua pequena cidade natal, Rozalia, fantasmas do passado reaparecem.
Ainda no início de sua carreira, Olo abandonou a namorada grávida para perseguir uma carreira na música. Dezoito anos depois, essa criança se tornou uma adolescente rebelde, com uma bela voz e muito rancor pelo pai ausente. Assim, ao descobrir que ele retornaria para Rozalia durante as audições do reality show, Ostra (Katarzyna Sawczuk) decide participar do programa e conhecê-lo. Sem a menor intenção de prosseguir na competição, Ostra estava satisfeita de ter derramado seu próprio balde d’água em Olo durante as audições. No entanto, seu temperamento esquentado e habilidades musicais tornam a jovem uma forte candidata a vencer o programa.