Mulheres são cerca de 30% na YPF Brasil
Dados estão acima da média no setor automotivo; companhia conta com cinco áreas lideradas por mulheres
- Data: 08/03/2021 17:03
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: YPF Brasil
Crédito:Divulgação YPF Brasil
A YPF Brasil, empresa de energia e lubrificantes automotivos, apresenta uma média acima do mercado quando o tema é presença de mulheres no quadro de funcionários. O percentual feminino na planta brasileira chega a cerca de 30% – algo reforçado pelas políticas que priorizem a diversidade em ambientes corporativos. São iniciativas que proporcionam mais segurança às profissionais em termos de desenvolvimento e jornada da carreira.
Ver mulheres na liderança ou em áreas diversas impulsiona para que outras profissionais estejam abertas quanto às escolhas para a carreira. “Além do Marketing, áreas como Comercial, Recursos Humanos, PCP e Supply Chain são lideradas por mulheres. O gênero também tem presença em setores como Produção e Planejamento, algo que nos orgulhamos de lembrar no Dia Internacional da Mulher”, afirma Giovanna Grassi, gerente de Marketing e Comunicações da companhia.
Dos cerca de 150 colaboradores da YPF Brasil, quase 30% são mulheres. A marca fica acima da média para o setor automotivo – dados de mercado apontam que a média do gênero esteve em 17% ao longo de 2020. “Estar acima dos números do nosso setor significa contribuir para o empoderamento feminino, uma vez que as mulheres passam a seguir a carreira que quiserem, independentemente do ramo ou setor”, ressalta Grassi.
Prática empresarial
As empresas são cada vez mais responsáveis por processos de inclusão. Proporcionar um ambiente favorável às mulheres faz parte das políticas YPF Brasil – as lideranças precisam ser as primeiras na mudança. “Capacitar quem está à frente dos times incentiva as equipes a cada vez mais promover o ambiente aberto ao diálogo, respeito e conexões entre as pessoas”, afirma Graciele Nascimento, líder de Recursos Humanos (RH) na companhia.
Em 2021, quatro mulheres passaram a fazer parte da produção da marca – algo que ainda encontra resistência no ramo automotivo.
Para Graciele Nascimento, apoiar a presença de mulheres nas empresas tem papel fundamental ao setor automotivo e de energia. “É interessante que outras companhias possam repensar as políticas internas e promover um ambiente com mais diversidade no geral”, ressalta.
Outros setores, como Suprimentos e Transportes e Armazém também contam com a presença de mulheres na YPF Brasil. Ao mesmo tempo que promove o acesso delas a diversas áreas, a marca se torna referência no mercado quando o tema é presença feminina. “Ao avaliar a gestão de pessoas, percebemos equipes mais felizes por fazerem o que gostam, ao ser espelho para outras mulheres”, conclui a líder do RH.