Stock Car: Pilotos se preparam para as etapas de Goiânia (GO)

Penúltimo encontro da temporada 2020 terá três corridas e será válido por duas etapas, a 10ª e a 11ª, sendo crucial na disputa pelo título

  • Data: 18/11/2020 16:11
  • Alterado: 18/11/2020 16:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fras-le & FREMAX
Stock Car: Pilotos se preparam para as etapas de Goiânia (GO)

Crédito:Duda Bairros/Stock Car

Você está em:

Goiânia será a sede do penúltimo encontro da temporada 2020 da Stock Car. O final de semana será mais uma vez de rodada valendo por duas etapas, a décima e a 11ª, com três corridas programadas: uma no sábado (21), com 40 minutos mais uma volta de duração, e as duas habituais no domingo (22), ambas de 30 minutos mais uma volta e com a inversão dos dez primeiros colocados da primeira para a largada da segunda.

É um ponto de definição do campeonato, uma vez que 144 pontos ainda estão na mesa – 84 em Goiânia e 60 em Interlagos, na grande final de 13 de dezembro, que será de corrida única e pontuação dobrada. E quem chega à capital goiana desfrutando do status de líder é Thiago Camilo. O piloto da Ipiranga Racing foi o verdadeiro matador da etapa anterior em Curitiba (PR): duas pole positions e duas vitórias em três corridas; desempenho que lhe alçou da quinta posição na tabela para a ponta com 222 pontos, 24 a mais que o vice-líder Ricardo Zonta e 26 a mais que Rubens Barrichello – os dois últimos, vencedores em Goiânia na abertura da atual temporada.

A pista em si representa sempre um desafio técnico, especialmente aos freios, cujos conjuntos de discos e pastilhas são fornecidos pela FREMAX e pela FRAS-LE, respectivamente. Isso porque, historicamente, Goiânia apresenta altas temperaturas tanto ambiente como de asfalto. Somado a isso o fato de o traçado de 3.835 metros promover altíssima competitividade, com os carros andando muito próximos um do outro, o que dificulta a refrigeração dos freios – especialmente nos novos carros de 2020, que apresentam maior peso e menor pressão aerodinâmica no auxílio às frenagens.

Das sete curvas, quatro são cruciais em termos de requisição dos freios. A curva 1 faz os pilotos reduzirem a velocidade de 250 para 136 km/h – de sexta para terceira marcha -, utilizando uma pressão de 100 bar (o equivalente a pouco mais de 100 quilos/cm³) sobre o pedal do freio. Na curva 2, os pilotos reduzem de 223 para 94 km/h, de quinta para segunda, com alta pressão no pedal (cerca de 95 bar).

A curva 5 é a de velocidade mais baixa da pista, com redução de 197 para 78 km/h na primeira perna do “esse”, e a chamada curva “zero”, que é a sétima e última do circuito, obriga os pilotos a reduzirem a velocidade de 205 para 97 km/h, de quinta para segunda marcha e uma pressão de 98 bar no pedal do freio.

Os treinos livres acontecem na sexta-feira (20) às 9h05 e às 13h40. No sábado (21), os pilotos vão direto ao classificatório da décima etapa às 9 horas e a prova tem largada às 12h15; no domingo (22), classificação às 9 horas e duas corridas: a primeira às 11 horas e a segunda às 11h55. Todos os classificatórios e corridas serão transmitidos ao vivo pelo canal SporTV2.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

“Também é uma pista de média para alta velocidade, com uma reta longa, e entre as curvas há longos trechos de aceleração. Muito exigente para os freios, acho que até mais que Curitiba. Na minha opinião, é a segunda pista que mais exige do conjunto dos freios, logo depois do Velocitta. O desgaste de pneus é mais acentuado por causa da demanda para a tração. Os carros mudaram muito desde a primeira etapa, e estamos ansiosos por manter o bom desempenho apresentado em Curitiba”. (Thiago Camilo, Ipiranga Racing, Toyota Corolla #21)

10ª e 11ª Etapas – Stock Car 2020

GOIÂNIA (GO)

Autódromo Internacional de Goiânia

Extensão: 3.835 metros

Sentido: horário

Curvas: 7 (4 à direita e 3 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 4

Força lateral: 4

Nível de exigência dos freios: 4

Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1974

Previsão climática: Mínima de 21ºC e Máxima de 33ºC, podendo ocorrer pancadas de chuva no decorrer da tarde

Pole position em 2020*: Ricardo Zonta, 1min26s014

Vencedores em 2020: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello

*O Autódromo de Goiânia recebeu a primeira etapa da temporada 2020 da Stock Car

PROGRAMAÇÃO DAS ETAPAS

Sexta-feira, 20 de novembro

09h05 – 10h15: 1º Treino Livre

13h40 – 14h50: 2º Treino Livre

Sábado, 21 de novembro

09h00 – 09h35: Classificatório 10ª etapa

12h15: Largada 10ª etapa (40 minutos + 1 volta)

Classificação e corrida com transmissão ao vivo pelo SporTV2

Domingo, 8 de novembro

09h00 – 09h35: Classificatório 11ª etapa

11h00: Largada Corrida 1 da 11ª etapa (30min+1volta)

11h55: Largada Corrida 2 da 11ª etapa (30min+1volta)

Classificação e corridas com transmissão ao vivo pelo SporTV2

CALENDÁRIO 2020

10ª e 11ª etapas – Goiânia, 21 e 22 de novembro

12ª etapa – São Paulo, 13 de dezembro

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello

São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta

Londrina: Rafael Suzuki e Ricardo Maurício

Cascavel: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra

Mogi Guaçu: Julio Campos e Diego Nunes

Curitiba: Thiago Camilo e Gabriel Casagrande

Classificação do campeonato, após nove etapas (Top-10):

1º – Thiago Camilo – 222 pontos

2º – Ricardo Zonta – 198

3º – Rubens Barrichello – 196

4º – Ricardo Maurício – 193

5º – Cesar Ramos – 190

6º – Daniel Serra – 190

7º – Gabriel Casagrande – 175

8º – Allam Khodair – 157

9º – Nelson Piquet Jr – 149

10º – Diego Nunes – 140

Compartilhar:
1
Crédito:Duda Bairros/Stock Car
1
Crédito:Duda Bairros/Stock Car










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados