Empresas brasileiras lideram a adoção de Inteligência Artificial na América Latina
60% dos profissionais de TI no Brasil relatam que as necessidades de negócios estão impulsionando a adoção da IA nas empresas
- Data: 13/05/2021 15:05
- Alterado: 13/05/2021 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: IBM
Crédito:Reprodução
Uma nova pesquisa de mercado encomendada pela IBM (NYSE: IBM) revelou que 21% dos profissionais de TI entrevistados na América Latina afirmam usar inteligência artificial (IA) em suas organizações, enquanto no Brasil, 40% deles relatam ter implantado IA em seus negócios. Avanços recentes na tecnologia estão tornando a IA mais acessível do que nunca. A pesquisa anual conduzida pela Morning Consult também descobriu que a falta de habilidades em IA e o aumento da complexidade dos dados são os principais desafios.
Mesmo que a América Latina tenha um grande desafio em relação à adoção de IA, o ritmo está aumentando à medida que as mudanças nos imperativos de negócios, como resultado da pandemia, trouxeram maior aceleração das necessidades de IA. Nesse sentido, 37% das empresas brasileiras afirmam que, devido à pandemia, intensificaram o foco no atendimento ao cliente, seguido pela automação de processos (35%) e a segurança (28%). A IA já está mudando a forma como as empresas operam hoje, desde como se comunicam com seus clientes, por meio de assistentes virtuais, até a automação de fluxos de trabalho importantes e gerenciamento da segurança da rede. Outra pesquisa recente da IBM revelou que mais da metade dos CEOs em todo o mundo espera que a IA forneça benefícios de negócio tangíveis nos próximos anos.