Cristina Kirchner anuncia candidatura à vice-presidência da Argentina
Em vídeo divulgado no Twitter, a ex-presidente diz que a chapa com o Alberto Fernández ‘é a que melhor expressa o que neste momento a Argentina necessita’. Assista
- Data: 18/05/2019 12:05
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo / EFE e Reuters
Crédito:José Cruz/Agência Brasil
A ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou neste sábado, 18, que irá concorrer como vice-presidente nas eleições deste ano na chapa liderada pelo seu ex-chefe de gabinete, Alberto Fernández, como candidato à presidência.
“Estou convencida de que esta chapa que propomos é a que melhor expressa o que neste momento a Argentina necessita para convocar os mais amplos setores sociais, políticos e econômicos, não só para ganhar uma eleição, mas para governar”, disse a atual senadora em um vídeo divulgado nas redes sociais.
O anúncio encerra meses de conjecturas no âmbito político e nos meios de comunicação sobre o futuro político de Cristina, e direciona o foco para o advogado Alberto Fernández, que foi chefe do seu gabinete de ministros e também de seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner.
Os argentinos irão às urnas em outubro, com o atual presidente, Mauricio Macri, cada vez mais sob pressão em meio a uma crescente recessão e inflação em alta, o que têm prejudicado o desempenho do líder pró-mercado nas pesquisas.
Com uma ampla base de seguidores, Cristina Kirchner era vista como principal ameaça a Macri, embora muitos argentinos continuassem receosos com seu retorno à presidência, cargo que ela ocupou entre 2007 e 2015.
Alberto Fernández é considerado um moderado dentro do amplo espectro político do flanco peronista.