Auricchio prepara São Caetano para a retomada econômica
O Plano de Governo do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), candidato à reeleição, possui uma série de ações que vão auxiliar comerciantes e pequenos e médios empreendedores a se reerguerem no pós-pandemia. “A participação da sociedade organizada, em conjunto com o setor público, tem o poder de catalisar o processo de desenvolvimento e da retomada […]
- Data: 27/10/2020 11:10
- Alterado: 27/10/2020 11:10
- Autor: Redação
- Fonte: PSDB São Caetano
Imagem registrada antes da pandemia.
Crédito:Divulgação
O Plano de Governo do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), candidato à reeleição, possui uma série de ações que vão auxiliar comerciantes e pequenos e médios empreendedores a se reerguerem no pós-pandemia.
“A participação da sociedade organizada, em conjunto com o setor público, tem o poder de catalisar o processo de desenvolvimento e da retomada econômica”, afirma Auricchio, ao ressaltar que a cidade possui 33 mil CNPJs ativos, 108 mil empregos formais, é sede de grandes empresas, um ambiente inovador, infraestrutura tecnológica, bons aspectos logísticos, tem centros comerciais de relevância e um setor acadêmico de excelência, o que garante a formação qualificada nas mais diversas áreas.
Entre os principais projetos, destaque para o SCS Invest, o Microcrédito. Será um auxílio às microempresas e MEIs na retomada econômica pós-pandemia, por meio de convênios firmados com instituições financeiras estatais e privadas para o acesso a fundos de microcrédito a juros baixos, dando fôlego à microeconomia da cidade. Serão duas linhas de crédito: uma para capital de giro, para o suporte ao início da atividade econômica; e outra de investimento, com incremento do trabalho já executado. A estimativa é reservar R$ 2 milhões do Orçamento Municipal para o programa.
Também está previsto no Plano de Governo de Auricchio um Refis Extraordinário Covid-19, em que serão criados fundos com recursos do tesouro municipal e de outras origens para custear investimentos públicos e privados. Essas verbas serão utilizadas para fomentar e viabilizar crédito para investimento aos empreendedores de São Caetano e ainda para assegurar a realização de grandes investimentos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). “O objetivo é o desenvolvimento da cidade com geração de emprego e renda”, diz Auricchio.
Haverá ainda uma Desoneração Tributária Extraordinária por conta da pandemia. Atingirá o biênio 2021/2022, com desoneração tributária progressiva e proporcional às empresas que gerarem novos postos de trabalho.
Outros projetos, como a implantação do Sistema Municipal e do Centro Municipal de Inovação, para atrair startups; a criação de uma plataforma digital de comércio e serviços; e implantação do Programa Cidade Empreendedora, que criará condições favoráveis para o fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas, também estão no Plano de Governo de Auricchio. “A cidade tem de seguir em frente, com desenvolvimento e inovação.”