Relatório Focus: Selic no fim de 2020 segue em 2,00% ao ano
Projeções se mantém para anos seguintes; entenda o que é e o que representa a taxa Selic
- Data: 05/10/2020 10:10
- Alterado: 05/10/2020 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:
Os economistas do mercado financeiro mantiveram suas projeções para a Selic, taxa básica de juros da economia, no fim de 2020. O Relatório de Mercado Focus, considerado um dos mais importantes relatórios econômicos do país, trouxe nesta segunda-feira, 5, que a Selic continua em 2,00% ao ano. Há um mês, estava no mesmo patamar.
A projeção para a Selic no fim de 2021 continua em 2.50% ao ano. Já para 2022, a projeção seguiu em 4.50 % ao ano.
O Comitê de Política Monetária (Copom), quando manteve a Selic em 2,00% ao ano, em setembro, informou que pretendia estimular e aquecer a economia no período de recuperação da pandemia, atuando nos espaços remanescentes para a utilização da política monetária.
A taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira. Os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país – sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo, sejam as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira.
A Selic é um dos elementos centrais da estratégia de política monetária no Brasil, que está baseada em um sistema de metas de inflação. Criado em 1999, ele estabelece o compromisso do país em adotar medidas para manter a inflação dentro de uma faixa fixada periodicamente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), composto pelos ministros e o presidente do Banco Central. O objetivo é assegurar a estabilidade da economia e evitar descontroles de preço como os que o país já viveu em décadas passadas, que causam a perda do poder de compra da moeda.