Empresa de tecnologia firma parceria com Escola Técnica de Bezerros, em Pernambuco

Para capacitar jovens, reformulação e ampliação de vagas em curso de programação vão proporcionar rápida inserção no mercado de trabalho e reflexos na economia local

  • Data: 23/08/2021 11:08
  • Alterado: 23/08/2021 11:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Pitang Agile IT
Empresa de tecnologia firma parceria com Escola Técnica de Bezerros, em Pernambuco

Empresa de tecnologia firma parceria com Escola Técnica de Bezerros

Crédito:Divulgação/Alyne Pinheiro - Secretária de Educação PE

Você está em:

Há cerca de três anos, o número de vagas em aberto no setor de Tecnologia era de 100 mil, e este número chegará perto de 200 mil ainda em 2021. Em um país onde há cerca de 14 milhões de desempregados, alguns setores estão sofrendo um apagão de mão de obra, e a área de TI é um deles.

Segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil forma 46 mil pessoas com perfil tecnológico por ano, mas seriam necessárias 70 mil para atingir a necessidade do mercado. Ano após ano, a quantidade de pessoas que se capacitam é menor que o número de vagas ofertadas no segmento pelo Brasil. E, a cada ano, esse déficit tem aumentado em cerca de 30 a 40 mil vagas.

Pensando nisso, a Pitang Agile IT, uma das maiores empresas de tecnologia do país, e a Escola Técnica Estadual de Bezerros, em Pernambuco, se uniram para ofertar cursos de programação e desenvolvimento de softwares para os jovens da cidade. A iniciativa também visa a contratação imediata desses formandos ao término do curso, tanto pela Empresa quanto por outras companhias de TI.

De acordo com Claudio Castro, sócio-diretor da Pitang, a iniciativa traz benefícios para todo o mercado, além da cidade de Bezerros. “Queremos potencializar o projeto já existente na cidade. Reformulamos o currículo do curso de programadores que já é ofertado, tornando-o mais assertivo em relação às necessidades das empresas. Como resultado, vamos melhorar a formação e o número de contratações ao fim do curso”, explica.

Claudio conta, ainda, que a Pitang absorverá boa parte dos formandos, mas já há outras empresas interessadas nos futuros profissionais. “Ao fim do curso, esses formandos estarão aptos a trabalhar em diversas empresas de tecnologia por todo o país. A Pitang tem interesse em contratar boa parte deles e nós temos parceiros no Porto Digital que também tem déficit em contratações e que já demonstraram interesse no resultado final dessa parceria”, pontua.

O Projeto Programadores de Bezerros, no Agreste pernambucano, forma, em média, 150 profissionais por ano. Com a parceria, o objetivo é ampliar esse número de formandos. O diretor da Escola Técnica, Francisco Barbosa Neto, explica que os benefícios vão além da formação de profissionais, impactando diretamente no desenvolvimento da cidade. “Bezerros tem arrecadação de PIB anual próxima a R$ 8 milhões. Entretanto, nossa economia gira em torno de agricultura, fábricas de bolos e doces, além do turismo. Ampliar a formação de profissionais de TI por meio da nossa Escola significa proporcionar um novo nicho de mercado de trabalho para a população, além de resultar na injeção de recursos da população na economia local”, completa.

Mercado de trabalho e modelo remoto

Não é sem justificativa que a oferta de profissionais de desenvolvimento e programação continua menor do que a demanda do mercado. Os profissionais de TI brasileiros qualificados também estão sendo disputados por empresas estrangeiras. Outra tendência que pode facilitar que empresas encontrem profissionais de TI qualificados é a crescente oferta de vagas remotas. Antes da pandemia, esse perfil de trabalho correspondia a apenas 25% do total de vagas de TI. Contudo, hoje já representa 75% das vagas abertas. “As facilidades do trabalho na área de tecnologia proporcionam às empresas terem acesso a talentos de regiões diferentes. A Pitang, por exemplo, tem como modelo o trabalho remoto e contratamos profissionais em todo o país”, finaliza Claudio Castro.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados