Clube da Estrada Repom promove palestras e rodas de conversas sobre saúde mental
Em apoio ao Setembro Amarelo, a Repom busca promover o bem-estar dos profissionais das estradas. Menos de 10% dos trabalhadores realizaram acompanhamento psicológico nos últimos três anos
- Data: 04/09/2021 07:09
- Alterado: 04/09/2021 07:09
- Autor: Redação
- Fonte: Clube da Estrada
Clube da Estrada
Crédito:Divulgação
As unidades do Clube da Estrada Repom, da marca especialista em soluções para o mercado de transporte rodoviário de cargas da Edenred Brasil, estão promovendo durante esse mês a campanha de conscientização em apoio ao Setembro Amarelo. Serão ministradas palestras e compartilhados conteúdos sobre saúde mental entre os dias 21 e 23 de setembro, além de rodas de conversas com especialistas em todas as unidades do Clube, com o objetivo de promover o bem-estar dos profissionais das estradas.
Recentemente, a Repom realizou um levantamento com mais de 340 caminhoneiros que mostrou que menos de 10% dos profissionais realizaram algum tipo de acompanhamento psicológico nos últimos três anos. Outros 30% afirmaram que já procuraram por um médico especialista desta área alguma vez.
“Os impactos causados pelas circunstâncias em que estão submetidos esses profissionais, como o distanciamento de familiares e amigos próximos, refletem diretamente na saúde mental dos motoristas. Nosso objetivo, como a maior plataforma de relacionamento com os caminhoneiros no País, é reforçar a importância, para nós, do cuidado e do conforto dos profissionais da estrada, e garantir acesso a métodos preventivos e de tratamento que prezam pela saúde desses trabalhadores e possibilitam maior segurança nas estradas”, aponta Andrea Beatrix, diretora de Benefícios aos Caminhoneiros da Divisão de Frota e Soluções de Mobilidade e Mercado Rodoviário da Edenred Brasil.
Outro dado apontado pela pesquisa da Repom é que a preocupação com a saúde aumentou para 80% dos caminhoneiros em relação a si mesmos e suas famílias, mas 41% ainda não têm o hábito de realizar exames periódicos e acompanhamento preventivo com frequência.
Durante os dias previstos para a ação do Setembro Amarelo, as unidades do Clube da Estrada Repom terão momentos de descompressão para os caminhoneiros, ações interativas que ampliam a conscientização e cuidados com a saúde e a distribuição de brindes para reforçar as mensagens. Além disso, a Repom também enviará mensagens sobre a campanha para a sua base de caminhoneiros cadastrados, via SMS, aplicativo e redes sociais.
Desde sua abertura, há oito anos, o Clube da Estrada Repom já recebeu aproximadamente 700 mil visitas em busca de bem-estar, e realizou mais de 200 mil serviços aos profissionais. Apenas em 2021, foram cerca de 60 mil visitas, e 25 mil atendimentos de enfermagem proporcionados.
Considerando o momento atual, todas as unidades do Clube da Estrada Repom oferecerem aos visitantes medição de temperatura na entrada, máscaras e álcool em gel. Desde o começo da pandemia, em março do ano passado, a Repom realizou frentes de apoio e suporte aos caminhoneiros, como a disponibilização de três meses de gratuidade de assistência de saúde e consultas gratuitas via telemedicina, beneficiando mais de 30 mil pessoas, tendo em vista pesquisa da empresa que, naquele momento, mostrou que 70% dos caminhoneiros brasileiros não tinham acesso a algum tipo de assistência de saúde.