Mostra Rumos encerra com espetáculo de dança
Selecionados pelo Rumos Itaú Cultural, os projetos A Última Invenção, do Grupo de Pernas pro Ar, e E a cor a gente imagina, dos mineiros Oscar Capucho e Vic Alves, são apresentados
- Data: 31/10/2019 16:10
- Alterado: 31/10/2019 16:10
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Divulgação
Mostra Rumos encerra com espetáculo de dança sobre as diferenças entre o corpo cego e vidente e com performance no espaço expositivo. Selecionados pelo Rumos Itaú Cultural, os projetos A Última Invenção, do Grupo de Pernas pro Ar, e E a cor a gente imagina, dos mineiros Oscar Capucho e Vic Alves, são apresentados nos últimos dias de O Tempo das Coisas. O primeiro é uma intervenção nas máquinas expostas no espaço expositivo, evidenciando o teatro-máquina, e o outro lança luz sobre a imaginação criativa e memória em um mundo predominantemente visual
O Itaú Cultural realiza uma dupla programação para encerrar O Tempo das Coisas – Mostra Rumos 2017-2018, que fica em cartaz até dia 3 de novembro. Do dia 1 ao dia 3 (sexta-feira a domingo), o Grupo de Teatro De Pernas pro Ar realiza a Demonstração Performática das Máquinas – A Última Invenção no espaço da mostra. Já nos dias 2 e 3, os bailarinos Oscar Capucho e Vic Alves apresentam E a cor a gente imagina. Ambos os projetos foram selecionados no programa de fomento à cultura do Itaú Cultural.
E a cor a gente imagina aborda as diferenças e as relações entre o corpo cego e o que enxerga, em um mundo predominantemente visual. A obra lança luz sobre aspectos da memória e da imaginação criativa – a despeito de uma intensa privação perceptual –, apoiando-se tanto nas atividades cotidianas quanto extraordinárias da pessoa com deficiência visual. Na performance, Vic Alves, vidente, e Oscar Capucho, cego, trazem reflexões que reforçam a importância de tornar a acessibilidade algo mais presente no cotidiano.
Apresentada periodicamente no decorrer de O Tempo das Coisas, a performance do Grupo de Pernas pro Ar volta para o final de semana de encerramento da exposição. Com a proposta de ser um meio termo entre performance e mediação, a apresentação coloca em cena, no espaço expositivo da mostra, um personagem performático, curioso, que com suas sutilezas manipula e se surpreende com as máquinas autômatas, criando um universo fértil e fantasioso. Ele conta a história de cada máquina presente no local, algumas inspirações, dificuldades, facilidades, curiosidades da construção e situações peculiares deste percurso de descobertas. O ponto culminante é a demonstração do funcionamento, suscitando dramaturgias, instigando a imaginação do público e o envolvimento neste mundo maquinoso, onde a obra só se completa com o olhar de quem assiste.
Sobre o Rumos Itaú Cultural
Um dos maiores editais de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.
Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.
Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.
SERVIÇO:
Demonstração Performática das Máquinas – A Última Invenção
Grupo de Pernas pro Ar
Dias 1 e 2 de novembro, às 14h e às 18h
Dia 3 de novembro, às 20h
Classificação indicativa: livre
Piso 1
Duração: 30 minutos
Entrada gratuita
Espetáculo E a cor a gente imagina
Com Vic Alves e Oscar Capucho
Dias 2 e 3 de novembro
Sábado, às 21h
Domingo, às 20h
Piso -2 (70 lugares)
Classificação Indicativa: livre
Duração:?50 minutos
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial:?1 horas antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)
Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)
Exposição O Tempo das Coisas – Mostra Rumos 2017-2018
Visitação: até 3 de novembro (domingo)
Pisos 1 e -1
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h
(permanência até as 20h30)
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Classificação indicativa: livre
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô