Itaú Cultural apresenta Black Hole – Thrilogy and Triathlon
Criado pelo coreógrafo norte-americano Shamel Pitts, o espetáculo é o último da trilogia Black Series, iniciada por ele em 2015
- Data: 09/10/2019 17:10
- Alterado: 09/10/2019 17:10
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Anna Kazanova
Nos dias 11 e 12 (sexta-feira e sábado), às 21h, e no domingo, 13, às 20h, o coreógrafo norte-americano Shamel Pitts apresenta o espetáculo Black Hole – Thrilogy and Thriatlon, última performance de uma trilogia iniciada em 2015. Construída a partir da linguagem de movimento Gaga – técnica baseada na compreensão e pesquisa de movimento, por meio da conexão entre o corpo e a mente – desenvolvida pelo coreógrafo israelense Ohad Naharin, a apresentação mescla a ação com luz e artes visuais para engajar o público em uma jornada colorida e hipnótica.
Trata-se de uma performance em que três dançarinos negros, com origens na diáspora africana, se unem para criar uma experiência inspirada no vigor, afeto e afro-futurismo. A movimentação coreográfica é influenciada pelo treinamento de Pitss na linguagem Gaga. Umas das principais qualidades de sua pesquisa é a escuta da gravidade e outras forças para experimentar movimentos, contribuindo para a leveza e coloração no corpo e no espaço.
Pitss aplica, na apresentação, o conceito de buraco negro e do ambiente em transformação para criar uma atmosfera de mistério. Os bailarinos exploram o espaço dentro de seus corpos, assim como o espaço entre seus corpos, interagindo com o ambiente cenográfico criado pelo designer de luz Lucca Del Carlo.
Para a apresentação no instituto os bailarinos irão se revezar da seguinte forma: na sexta-feira e no sábado, sobem ao palco da Sala Itaú Cultural: Mirelle Martins, o próprio Pitts e Tushrik Fredericks. No domingo, 13, a mesma formação traz Ricardo Januário no lugar de Fredericks.
Na quinta-feira, 10, um dia antes do início das apresentações, será realizada uma oficina, das 18h às 19h, sobre a linguagem de movimento Gaga, cujas vagas já foram preenchidas mediante inscrições realizadas em setembro. Essas aulas também serão ministradas na Casa Palco, de 15 a 18 de outubro (terça-feira a quinta-feira). As aulas não são interdependentes e podem ser compradas avulsas ou em pacote, as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: [email protected]
Sobre Black Series
A trilogia Black Series, criada e coreografada por Shamel Pitts, foi iniciada em 2015 com Black Box – Little Black Book of RED, um solo dançado e coreografado pelo próprio artista com video-mapping do brasileiro Lucca Del Carlo. Em 2016, Pitssl uniu-se à performer brasileira Mirelle Martins e, novamente, a Carlo, para criar Black Velvet – Arquitetures and Arquetypes. Em 2018, ele concluiu a trilogia com a criação de Black Hole – Thrilogy and Triathlon, somando à equipe, que conta novamente com Carlo e Mirelle, os performers afrodescendentes Tushrik Fredericks, da África do Sul, Ricardo Januário, do Brasil, e Joy-Marie Thompson, americano.
No Brasil, a Trilogia Black Series passou pelo Itaú Cultural e SESC Palladium (Belo Horizonte) em 2015, com Black Box – Little Black Book of RED. Mais tarde, em 2018, Black Velvet – Arquitetures and Arquetypes foi apresentado no Sesc 24 de maio e novamente no Sesc Palladium. Esse ano retorna ao Itaú Cultural com Black Hole – Thrilogy and Triathlon, que também foi apresentado no Festival Cena Brasil Contemporâneo, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA:
Coreografia e concepção: Shamel Pitts (EUA)
Performers: Shamel Pitts (EUA), Mirelle Martins (Brasil) e Tushrik Fredericks (África do Sul), Ricardo Januário (Brasil)
Desenho de luz e video mapping: Lucca Del Carlo
Figurino: Naomi Maaravi (Israel) e Mirelle Martins (Brazil)
Compositor/ Trilha original: Sivan Jacobovitz (Israel)
Fotografia: Anna Kazanova (Ucrânia/Alemanha)
Vídeo: Ido Cohen (Israel)
Produção Brasil: Carolina Amares e Lia Levin
SERVIÇO:
Black Hole – Thrilogy and Triathlon
De 11 a 12 de outubro (sexta-feira e sábado), às 21h, e dia 13 (domingo), às 20h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos (seios desnudos)
Local: Sala Itaú Cultural
224 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial: uma hora antes do evento, com direito a um acompanhante
Público não preferencial: uma hora antes do evento, um ingresso por pessoa