Brechas Urbanas de outubro tem como temática os antigos saberes da cidade

O Itaú Cultural realiza o Brechas Urbanas de outubro no dia 30 (quarta-feira), às 20

  • Data: 24/10/2019 11:10
  • Alterado: 24/10/2019 11:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Brechas Urbanas de outubro tem como temática os antigos saberes da cidade

SÃO PAULO (SP), 29.09.2019: POLITICA–ENCONTRO REGIONAL DOS SERVIDORES DA JUSTIÇA DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO.FOTO:JOCA DUARTE

Crédito:Joca Duarte

Você está em:

O tema desta edição explora os Antigos Saberes da Cidade, abordando em especial as profissões e ofícios que estão progressivamente desaparecendo dos grandes centros urbanos. Para conversar com público, estará presente o fotógrafo Cristiano Burmester, que realizou um projeto retratando diversos destes profissionais pelo Brasil. Desenvolve o tema junto dele, sob mediação da jornalista Monique Evelle, o doutor em sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ricardo Festi, cuja pesquisa gira em torno das relações de trabalho, mais especificamente em diálogo com a tecnologia.

O contato de Cristiano Burmester com chaveiros, seguranças, sapateiros, jornaleiros, engraxates e especialistas em celas de montaria, entre outros, aconteceu durante a execução do projeto Invisíveis – Profissões em transformação ou desaparecimento no mundo, disponível no site www.crisburmester.com. Um dos pontos mais relevantes da pesquisa é a gentrificação, processo de transformação de centros urbanos responsável por desterritorializar pessoas com vínculos comunitários a regiões da cidade, as quais se tornam, por diversos motivos, supervalorizadas. É justamente este processo que muitas vezes impede certos profissionais de continuar a exercer suas atividades, pois, segundo o fotógrafo, os vínculos estabelecidos nestes territórios são por vezes a sustentação de seu ofício.

Em paralelo à questão territorial, Burmester destaca a transformação destas profissões, que não necessariamente desaparecerão, mas serão progressivamente executadas não somente em outro lugar, mas de outra forma. Para ele, elas tendem a migrar para locais como shoppings, absorvidas por tecnologias e novas formas e relações de trabalho. Elas se inclinam à automatização, ocorrendo a substituição do indivíduo detentor de um saber específico.

Na mesma direção vai o pensamento do acadêmico Ricardo Festi, cuja pesquisa se relaciona com o futuro do trabalho, na quarta revolução industrial. A partir de exemplos como os aplicativos de mobilidade, ele abre a discussão sobre o que acontecerá com profissionais como os motoristas, que, em dado momento, além de ficarem sem trabalho, não terão seguridade social na velhice. “É uma responsabilidade do poder público pensar a respeito”, completa Festi, que projeta no porvir uma grave situação social e econômica caso essas relações de trabalho, tanto as novas como as mais antigas, não sejam vistas em profundidade.

SERVIÇO:

Brechas Urbanas – Antigos Saberes da Cidade

Com Cristiano Burmester e Ricardo Festi

Dia 30 de outubro (quarta-feira), às 20h

Duração: 120 minutos

Classificação indicativa: Livre

Sala Multiuso (Piso 2)

Capacidade: 100 lugares

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: uma hora antes do evento | com direito a um acompanhante

Público não preferencial: uma hora antes do evento | um ingresso por pessoa

Interpretação em Libras.

Compartilhar:

  • Data: 24/10/2019 11:10
  • Alterado:24/10/2019 11:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados