5º Festival do Cambuci reúne 5 mil visitantes durante o fim de semana

Evento promoveu encontro de produtores locais e da região, além de opções gastronômicas com o fruto e apresentações musicais variadas

  • Data: 03/12/2018 14:12
  • Alterado: 03/12/2018 14:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
5º Festival do Cambuci reúne 5 mil visitantes durante o fim de semana

Crédito:Mariana Rodrigues

Você está em:

A 5ª edição do Festival do Cambuci de Ribeirão Pires atraiu cerca de 5 mil moradores e visitantes à Estância no último final de semana. O evento reuniu, nos dias 1 e 2 de dezembro, variedade de produtos gastronômicos e artesanais feitos com o fruto, além de atrações culturais gratuitas.

Morando há cinco anos na cidade de São Paulo, Simone Kinast, de 32 anos, é de Porto Alegre e veio ao Festival do Cambuci acompanhada pelo marido e filha recém-nascida. “O meu marido é de Ribeirão Pires, por isso viemos visitar a família e aproveitar o evento. Achei o ambiente acolhedor e perfeito para um fim de semana em família, principalmente para quem tem crianças. Adorei”, contou a visitante.

Além da gastronomia variada, com opções de lanches, churros e pipocas gourmet, entre outras delícias, a programação cultural reuniu bandas locais e da região como Ophelia, Lo Ramma e Mandagoró. A atração principal, a banda de forró Bicho de Pé, encerrou a noite de domingo e levantou o público presente.

“O Festival do Cambuci integra o calendário oficial de eventos de nossa Estância e traz consigo valores fundamentais, entre eles a valorização de um fruto nativo, a cultura ribeirão-pirense e o apoio aos empreendedores de nossa cidade. Do mesmo modo, a festa movimenta nossa cidade, fomentando o turismo e sendo opção de lazer e entretenimento para o público”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

O 5º Festival do Cambuci da cidade foi realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal, o Instituto Auá e a Rota do Cambuci. O evento reuniu produtores do fruto para exposição e comercialização de itens variados. Além da Estância, participaram produtores de São Lourenço da Serra, Paranapiacaba, São Bernardo do Campo, Bertioga, Paraibuna, Rio Grande da Serra, Parelheiros e do bairro do Cambuci, na capital paulista.

Trabalhando com o fruto há 11 anos, o produtor Moraci Marinho, de 49 anos, é representante do bairro do Cambuci. “Eu tinha um restaurante no bairro e para atrair mais visitantes comecei a pesquisar e descobri o fruto. Fui atrás de pessoas que usavam o Cambuci em diversas receitas, fui conhecer e comecei fazer produtos, além da cachaça, que é o mais conhecido”, explicou Marinho.

O produtor trouxe ao evento uma novidade – Bolo de Rolo de Cambuci, que é também comercializado no box Mata Atlântica do Instituto Ata – do chefe Alex Atala, em parceria com o Instituto Auá, no Mercado Municipal de Pinheiros, na capital paulista. “Como o cambuci é um fruto parente da goiaba, eu encontrei o bolo de rolo que é uma receita feita originalmente com goiabada, e decidi investir na receita”, contou.

Quem visitou a 5ª edição do Festival do Cambuci de Ribeirão Pires pode encontrar doces, licores, cachaças, geleias, mousses, sucos, xaropes, cerveja, sorvete, bolo de pote, antepastos, trufas e muitas outras delícias derivadas do fruto.

O presidente do Instituto Auá, Gabriel Menezes, avaliou bem o evento e a estrutura oferecida, além de reforçar a importância do Festival para o fomento da economia local. “Ao realizar este evento, Ribeirão Pires dá exemplo a outros municípios, ao fazer política de investimento no cambuci e em frutos nativos da região, como proposta de desenvolvimento econômico, trazendo também a proposta de preservação e resgate da Mata Atlântica, além da questão ambiental e social”, afirmou Gabriel.

“A Rota do Cambuci tem mais de dez municípios na rede, entre eles os produtores de Ribeirão Pires, e mais de 15 eventos fixos por ano. Com a participação de todos os produtores artesanais da Rota, o evento promove troca de experiências e inspiração para conectar os produtos aos comércios da região”, concluiu.

Compartilhar:

  • Data: 03/12/2018 02:12
  • Alterado:03/12/2018 14:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados