Brasil é derrotado pela Croácia nos pênaltis e está fora da Copa do Mundo no Catar
Seleção Brasileira, mais uma vez, eliminado por europeus em quartas de final de Copa do Mundo. Entenda!
- Data: 09/12/2022 17:12
- Alterado: 22/08/2023 20:08
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução
O Brasil está fora da Copa do Mundo do Catar após ser derrotado nos pênaltis para a Croácia por 4 a 2, após empatarem em 1 a 1 no tempo regulamentar. Caro leitor e leitora, poderíamos ficar horas aqui discutindo entre o certo e o errado da nossa Seleção nesta edição, mas torna-se muito mais fácil e simplista jogar toda nossa carga de adrenalia pós momento frustrante como se tudo ao nosso redor estivesse errado. Podemos ter discordancias da postura de nosso jogadores; da escalação que Tite optou, do nosso sistema de marcação, mas em nada mudaria o contexto.
Eu sei e você também sabe que dentro daquilo que poderia fazer, eles fizeram o melhor. O Brasil durante todo o jogo teve 11 finalizações contra apenas 2 da seleção croata. É impossível passar pela data de hoje sem reconhecermos que o goleiro Dominic Livakovic foi um verdadeiro paredão. Nossa seleção teve o primeiro tempo mais difícil no Catar, sem que conseguíssemos utilizar nossa principal estratégia: a pressão na saída de bola. Eles fizeram isso.
E deste Mundial também poderemos lembrar com carinho como foi especial. Imitamos a dança do pombo, imitamos o Galvão Bueno, tentamos descolar alguns dias de folga em jogos do Brasil, colocamos bandeiras nas janelas, ruas pintadas, e mesmo sabendo das decepções dos últimos Mundiais não nos envergonhamos em dizer que finalmente o “Hexa” viria.
É do nosso povo, mesmo em meio às dificuldades do dia a dia, sempre arruma a tempo para ver a Seleção Brasileira atuar. Quatro edições do torneio foram desperdiçados (2006; 2010; 2018 e agora em 2022), mesmo assim torna-se inexplicável a paixão que o brasileiro carrega pela seleção canarinho.
É por esta razão que ficamos angustiantes quando a partida seguia empatada zero a zero durante os 90 minutos, por isso também que a cada finalização pontas de unhas eram ruídas e o grito assíduo. Quando Neymar aos 15 minutos do primeiro tempo da prorrogação marcou o gol do Brasil, certamente um peso saiu de nossas costas. Porém, no segundo tempo do tempo complementar a seleção croata, mais precisamente aos 11 minutos, Petkovic empatou, encaminhando a partida para as penalidades.
Desde 2002, quando o Brasil foi pentacampeão, que o Brasil enfrentou um europeu nas quartas de final de Copa do Mundo não avançou de fase. É esperado pelo apaixonado torcedor brasileiro que a cada novo Mundial mudanças ocorram.
Nas penalidades, Vlasic começou as cobranças de penaltis. O primeiro a cobrar pelo Brasil foi o jovem garoto do Real Madrid, revelado pelo Santos, Rodrygo, a inexperiência neste momento falou mais alto e o pênalti foi desperdiçado. Majer converteu para eles. Do nosso lado, Casemiro, um dos principais nomes de nossa seleção nesta Copa, acertou. A seguir o goleiro Alisson tentou adivinhar o canto, mas Módric foi mais esperto do que ele, colocando sua seleção ainda mais em vantagem. O novato Pedro, cria do Flamengo, teve personalidade e fez o seu. Orsic converteu mais uma cobrança para o lado europeu e, por fim, o zagueiro Marquinhos também perdeu. Terminou. Croácia avança para a semifinal.
Croácia, finalista da última edição da Copa na Rússia, avança novamente. Jogando com toque de bola e se infiltrando nos espaços. O Brasil, assim como nas outras Copas, joga bem, mas falta o algo a mais que sempre é decisivo.
Eliminações em Copas do Mundo é comum. Nossos pais e avós já viram, nós também, mas será que nossos filhos ainda desfrutarão do gosto de amar nossa seleção? Será que de em quatro em quatro anos será possível recuperar o interesse? Esta resposta não virá de nós, mas dos artistas da bola. Que mais uma eliminação sirva para uma nova a lição.
Se não foi agora, quem sabe em 2026. É rapidinho. Logo logo chega!