São Bernardo dá boas-vindas aos atletas
Cerimônia de abertura dos 80ª Jogos Abertos do Interior, competição que começou no dia 14 (quarta-feira) e segue até o dia 24, reúne cerca de 15 mil participantes de 200 cidades
- Data: 16/09/2016 11:09
- Alterado: 16/09/2016 11:09
- Autor: Aglaupe Grana
- Fonte: PMSBC
Crédito:Raquel Toth
A 80ª edição dos Jogos Abertos do Interior- Horácio Babby Barioni foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (15) durante cerimônia realizada no Restaurante Florestal (Bairro Demarchi), em São Bernardo do Campo. O prefeito em exercício da cidade, Frank Aguiar, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou que o esporte tem papel relevante no desenvolvimento social. “Todos vocês são bem-vindos e espero que se sintam acolhidos por essa cidade, e que acima de tudo aproveitem os jogos”, disse.
Durante o evento, o secretário adjunto estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Jadel Gregório, relembrou seu tempo como atleta e ressaltou a importância de hoje participar do desenvolvimento do esporte no Estado, “Até outro dia eu era atleta, e hoje tenho como objetivo melhorar a qualidade do esporte no nosso Estado”. O adjunto ainda colocou o quanto os jogos unem os participantes, “O esporte é capaz de quebrar barreiras culturais, sociais e econômicas”.
O secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, José Alexandre Devesa, apontou os investimentos em esporte feitos pelo governo, “O esporte é tido como prioridade em São Bernardo, esse é mais um evento que recebemos, e estamos sempre de portas abertas para competições com objetivo de aprimorar ainda mais os atletas. Eles são o motivo do nosso trabalho”.
O secretário ainda aproveitou para convidar os participantes da competição para participar do momento de descontração dos jogos, “Criamos um espaço de convivência em frente ao Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy, onde atletas e equipes técnicas podem se conhecer e confraternizar”. O espaço funcionará até o fim da competição, entre 18h e 22h.
O juramento foi realizado pelo atleta Wesley Diego Martins, da equipe de atletismo de São Bernardo do Campo.
A competição, que teve início na quarta-feira (14), vai até dia 24 de setembro. Nesta edição são 200 cidades nas disputas e mais de 15 mil participantes. A primeira divisão dos Jogos Abertos conta com 13 cidades (Mogi das Cruzes, Assis, Hortolândia, Jaú, Jundiaí, Marília, Franca, Piracicaba, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).
As disputas serão realizadas em mais de 30 espaços esportivos de São Bernardo, nas seguintes modalidades: atletismo, atletismo ACD (com deficiência), basquete, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol feminino e masculino, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, luta olímpica, malha, natação, natação ACD, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei, xadrez e, nesta edição, excepcionalmente, badminton, tiro com arco e skate.
Atual campeã dos Jogos Abertos do Interior, São Bernardo busca o segundo título consecutivo e o quinto na história da competição – foi vencedora em 1973, 2011, 2013 e 2015. A cidade participará com delegação de 620 pessoas, entre atletas e dirigentes, e só não terá representantes no boxe.
São José dos Campos e Piracicaba conquistaram, respectivamente, o segundo e terceiro lugares nos Abertos de 2015, disputados em Barretos. Santos é a maior campeã de todos os tempos da competição, com 26 títulos.