Clima de Copa toma Doha e turistas começam a chegar
A cidade que será a capital mundial do futebol nos próximos dias começa a entender que a Copa do Mundo é muito maior que bola rolando
- Data: 17/11/2022 20:11
- Alterado: 17/11/2022 20:11
- Autor: Luciano Luiz
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
Por mais que as muitas restrições e a cultura local de pouco contato físico pareça mudar o cenário de uma Copa do Mundo, aos poucos começamos a notar a mesma mágica de outros mundiais dominando o ar.
Trata-se daquele sorriso puro dos locais que é dado pelo simples fato de estarem recebendo outros povos, do interesse na gerência do mercado em orientar funcionários a pelo menos usarem palavras de saudação aos visitantes.
Doha já respira o Mundial de 2022. Hoje estive no shopping, em um restaurante, Midia Center da FIFA e pelo menos duas praças com atividades culturais e posso testemunhar que o povo está feliz com a nossa presença por aqui.
Alguns pontos específicos no comportamento das pessoas realmente são bem diferentes dos nossos como por exemplo eu não ter visto absolutamente ninguém, criança ou adulto comendo ou bebendo nas ruas. E quando digo isso não estou me referindo a bebida alcoólica, mas sim a qualquer líquido ou comida. O ato de se alimentar é tido aqui como um momento sagrado e precisa ser feito dentro de um determinado protocolo.
Outro fator que está tomado nas ruas é a decoração esportiva. Não existe um local onde as cores não remetam as utilizadas pela FIFA, porém ao contrário do que estamos mais do que acostumados no Brasil, não se vê nenhuma bandeirinha colocada no meio da rua e muito menos pinturas nas vias.
Imagino que não teremos grandes comemorações e integrações, mas dentro da cultura local vamos testemunhar mais uma vez aquela festa de união dos povos em torno da competição esportiva.
Que assim seja…e aqui irei contar e testemunhar a todos.