XVI Copa São Bernardo de Gateball acontece neste sábado
Evento faz parte da programação especial preparada pela Prefeitura para comemorar os 457 anos do município
- Data: 19/08/2016 10:08
- Alterado: 19/08/2016 10:08
- Autor: Marcelo Dorador
- Fonte: PMSBC
Crédito:Wilson Magão
O Estádio Gíglio Portugal Pichinin, o Baetão, recebe neste sábado (20), às 7h45, a XVI Copa São Bernardo de Gateball. A atividade, organizada pela Associação de Gateball de São Bernardo do Campo, faz parte da programação especial preparada pela Prefeitura para lembrar o aniversário de 457 anos da cidade. A entrada é gratuita.
A tradicional competição irá reunir mais de 400 atletas, divididos nas categorias sônen (até 69 anos) e kôreisha (acima de 70 anos). Cerca de 90 equipes do ABC, além de representantes de clubes de outras cidades da Grande São Paulo, devem participar.
O Gateball chegou ao Brasil em 1979. A partida é realizada com dez pessoas, divididas em dois times com cinco jogadores, que competem numa quadra retangular, de terra batida ou grama sintética, que pode ter de 20 a 25 metros de comprimento e 15 a 20 metros de largura. O objetivo dos jogadores é tocar com o taco a bola, que deve passar por entre os arcos. Se a bola atingir o pino central, conhecido como goal pole, a equipe conquista dois pontos. A partida tem a duração de 30 minutos.
HISTÓRIA – O Gateball foi criado em 1947 por Eiji Suzuki, no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial. O jogo seria uma forma para as crianças se divertirem após a angustia causado pelo combate. Entretanto, com o tempo, o esporte encontrou maior aceitação popularidade entre os idosos. No final dos anos 1980, o gateball era jogado em todo o Japão, e já vinha conquistando aceitação em outros países, como China e Brasil.
Serviço – O Centro Recreativo Esportivo Geraldo Faria Rodrigues fica na Avenida Armando Ítalo Setti, 901, Bairro Baeta Neves.