Alunos da EJA recebem atendimento oftalmológico
Parceria com o Lions Clube Santo André - Centro criou o programa “Visão para Todos”, que deverá beneficiar mais de 4 mil estudantes de Santo André
- Data: 28/06/2016 10:06
- Alterado: 28/06/2016 10:06
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:PSA
Na manhã desta segunda-feira, 27, a doméstica Rosana Ferreira Carvalho, de 37 anos esteve no Centro de Especialidades da Avenida Ramiro Colleoni, na região Central, para realizar uma série de exames de acuidade visual, dentro do programa ‘Visão para Todos’. A ação acontece com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova), envolvendo 132 estudantes até o fim do mês de julho, além de outros 192 que farão até o fim deste ano, totalizando 324. Após a avaliação, os casos mais sérios serão encaminhados para tratamento especializado na rede municipal de saúde.
A ação chega aos adultos este ano graças a uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação, de Saúde e o Lions Club Santo André Centro e que começa em sala de aula, onde os professores conversam sobre as dificuldades de visão destes alunos, encaminhando posteriormente para o programa. Rosana percebeu que algo estava errado quando sentiu ardência nos olhos e não conseguia ver bem de perto, nem de longe. “Quando estou em ambientes escuros sinto meus olhos arderem, vejo embaçado e sei que tem algo errado”, apontou. Em menos de um mês, a doméstica passou pelo processo de entrevista em sala de aula até a realização dos exames nesta segunda.
O secretário de Educação, Gilmar Silvério, esteve presente na Unidade de Saúde para acompanhar o procedimento dos exames. “Importante ressaltar a valiosa presença do Lions Club, sem eles não seria possível atender aos alunos. Com esforço, dedicação e amor, conseguimos mobilizar sociedade civil e poder público, dando passos importantes para contemplar o maior número de pessoas”, ressaltou. A medida, complementou Silvério, é um instrumento para qualificar o aprendizado e contribuir, inclusive, para a diminuição da evasão escolar.
EDUCANDO COM VISÃO – O projeto voltado para as crianças também já começou este ano. Os professores já começaram a fazer os exames de acuidade nas escolas, e o mutirão em que as crianças com suspeita de problemas de visão deverão passar por exame com oftalmologista deve acontecer em maio. A ação é realizada há 12 anos em parceria com outra instituição andreense voltada para o voluntariado, o Rotary Club Santo André – Norte. Nesse período, cerca de três mil alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Santo André passaram por exames de vista nos mutirões do Programa Educando com Visão e 1,8 mil ganharam óculos de graça ou foram encaminhados para tratamento especializado.