Alesp recebe novos servidores e realiza integração
Funcionários foram aprovados em concursos públicos realizados neste ano, com mais de 100 vagas; Medida faz parte de um processo de modernização da Assembleia Legislativa
- Data: 27/10/2022 15:10
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Alesp
Alesp recebe novos servidores e realiza integração
Crédito:Divulgação
Os novos servidores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que ingressaram no órgão por meio de concursos públicos realizados neste ano, passaram por atividades de boas-vindas e integração, nesta quarta-feira (26). Além de serem apresentados à estrutura do Parlamento paulista, os participantes puderam conhecer como funcionam os diferentes trabalhos na Casa de Leis e interagir entre si.
A contratação dos novos funcionários faz parte de um amplo processo de reestruturação e modernização da Alesp, que tem sido conduzido pela atual gestão. “A Assembleia ficou quase dez anos sem concurso público. Então, estamos muito felizes pela chegada desses novos colaboradores, que trarão aprimoramento para o serviço público”, explicou, na ocasião, o 1º secretário da Alesp, deputado Luiz Fernando Ferreira (PT), representando a Mesa Diretora.
“Este é um momento histórico, já que estamos suprindo uma grande necessidade desta Casa. A contratação de novos servidores é importante porque, por mais que exista uma boa estrutura, bons equipamentos, o que faz a diferença no trabalho são as pessoas”, comentou o secretário geral de Administração, Júlio Cesar Forte Ramos.
A condução dos trabalhos foi feita pela gestora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Lilian Rosa Manzan Duque. “Depois de todo esse tempo sem concurso, a chegada dos novos colegas traz uma oxigenação necessária. O nosso trabalho serve como suporte para o funcionamento de toda a Alesp e para todo o desenvolvimento do Estado de São Paulo”, disse.
Os concursos
A seleção dos servidores ocorreu por meio de concursos públicos realizados ao longo de 2022. No total, foram ofertadas mais de 100 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva, a partir de cinco editais para cargos de nível técnico e de nível superior. As provas objetivas, dissertativas e práticas foram aplicadas pela Fundação Vunesp e a participação foi aberta a todos os cidadãos.
Segundo o diretor de Recursos Humanos, Ítalo Cardoso Araújo, a realização dos concursos demonstra o compromisso com a eficiência e a transparência no serviço público. “Por isso, é importante que todos os que ingressaram agora entendam que cada um tem uma grande importância em sua respectiva área e que é responsável pelo resultado final”, completou.
Novos concursados
Rodrigo Romeo é um dos servidores que acabaram de assumir o cargo de concurso, como fotógrafo. Ele vê a oportunidade com grande expectativa. “Estou bastante otimista. Primeiro, pela oportunidade de trabalhar com algo que gosto bastante, que é a fotografia. E, além disso, porque sempre me interessei por política. Então, estar neste meio é muito bom”, falou.
Outra profissional é Daiana Aparecida Silva, nomeada como técnica de enfermagem. Para ela, estar na Alesp é a realização de um sonho. “Há muitos anos, eu passei aqui na frente e disse que um dia iria trabalhar na Alesp. E agora esse sonho se realizou”, contou.
De acordo com a Divisão de Registro Funcional do órgão, de todos os aprovados, 40 já foram nomeados em seus respectivos cargos. Destes, 22 já tomaram posse e entraram em exercício, ou seja, já começaram a trabalhar, e participaram dessa primeira integração. Há alguns que ainda estão dentro do prazo para se apresentar e outros que já tomaram posse, mas ainda não começaram a atuar.
Vagas oferecidas
As vagas ofertadas nos concursos foram destinadas a diferentes áreas profissionais. Para formação em nível médio, as oportunidades eram para os cargos de técnico legislativo (46) e técnico legislativo de ensino técnico nas especialidades de Edificações (1); Manutenção e Conservação (1); Telecomunicações (1); Fotografia (2); Enfermagem (2); Saúde Bucal (2); e Áudio/Painel (5).
Para nível superior, as vagas foram para os seguintes cargos: Auditor fiscal (4); analista legislativo de formação geral (24); além das especialidades de Biblioteconomia (1); História (1); Designer Gráfico (1); Publicidade e Propaganda (1); Jornalismo (3); Relações Públicas (1); Arquitetura (1); Engenharia Civil (1); Engenharia Elétrica (1); Análise de Negócio e Processos (1); Gestão de Projetos de TI (1); Administrador de Banco de Dados (1); Infraestrutura de TI (2); Suporte Técnico (2); Web Designer (1); Análise de Desenvolvimento (3); Enfermagem (1); Medicina (1); Medicina do Trabalho (1); Engenharia do Trabalho (1); Serviço Social (1); e Finanças (1). Também foram disponibilizadas quatro vagas para Procurador.