China já controla Hong Kong e pode usar força em Taiwan, diz Xi Jinping
Presidente chinês disse que pretende controlar totalmente a ilha autônoma
- Data: 17/10/2022 11:10
- Alterado: 17/10/2022 11:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
Na abertura do 20.º Congresso do Partido Comunista da China, o presidente Xi Jinping fez um discurso com foco em segurança, uma de suas maiores preocupações após tensão recente no Estreito de Taiwan. Ele disse que pretende controlar totalmente a ilha autônoma, assim como fez com Hong Kong, e reiterou seu objetivo de uma reunificação pacífica, sem abrir mão do uso da força caso veja necessidade.
“Tentaremos buscar uma reunificação pacífica com a maior sinceridade e os maiores esforços, mas nunca nos comprometeremos a abandonar o uso da força”, afirmou.
Comparando a situação com a de Hong Kong, ele defendeu a repressão a um movimento pró-democracia na região, dizendo que o partido ajudou a ex-colônia britânica a entrar em um novo estágio no qual “se restaurou a ordem”.
Segundo analistas, Xi reforçou o último livro branco do Partido Comunista, que transformou Taiwan em questão chave. O documento de agosto foi o terceiro publicado – o primeiro foi em 1993 e o último, em 2000. Em ambos, a China prometia não enviar tropas ou funcionários à ilha, compromisso revogado este ano.
“As forças internacionais transformaram a questão de Taiwan em assunto internacional, o que a China sempre relutou em admitir”, disse Chen Chien-fu, professor do Instituto de Pós-Graduação de Estudos da China da Universidade Tamkang.