Jovem da Fundação CASA de Iaras vence o XVI Torneio Estadual de Xadrez

Cerca de 150 adolescentes participaram do evento, no Canindé, em São Paulo

  • Data: 14/10/2022 17:10
  • Alterado: 14/10/2022 17:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Jovem da Fundação CASA de Iaras vence o XVI Torneio Estadual de Xadrez

Crédito:Divulgação

Você está em:

O jovem César (nome fictício), que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Três Rios, em Iaras, no interior do Estado, sagrou-se campeão do XVI Torneio Estadual de Xadrez da Fundação CASA. As partidas aconteceram na terça-feira (11), no Ginásio de Esportes Raul Rodrigues, Complexo do Canindé, na capital paulista. 

150 adolescentes, de ambos os sexos, que cumprem medida socioeducativa de internação em 36 centros da Fundação CASA no Estado de São Paulo, participaram do evento promovido pela Instituição.  

Em segundo lugar ficou um adolescente do CASA Rio Tâmisa e em terceiro, um jovem do CASA João do Pulo, os dois localizados na capital paulista. 

É a primeira edição do evento após a decretação da pandemia de Covid-19. Em 2020 e 2021, a competição teve edições on-line, com participação de 272 adolescentes em internação.  

O objetivo do Torneio é difundir a modalidade esportiva entre os jovens, uma vez que é um instrumento didático-pedagógico que proporciona momentos de reflexão, assim como o uso da lógica, inteligência e criatividade.  

Para o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, o xadrez auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades. “É um esporte muito importante que trabalha a concentração, a memória e o raciocínio lógico. Além disso, o esporte também ensina a ganhar e a perder, o que contribui na formação do ser humano”, disse. 

Os participantes representaram as oito divisões regionais da Fundação CASA – duas da capital, uma da Região Metropolitana de São Paulo e Litoral e cinco do interior. 

As disputas ocorreram pelo sistema suíço, com número de partidas pré-estabelecido conforme o número de participantes. Cada partida teve de 11 a 15 minutos de duração, seguindo regras da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em francês para Federation Internationale des Echecs).  

Os 15 primeiros colocados com maior pontuação, ao final de todas as disputas, receberam medalhas. O troféu será entregue ao centro socioeducativo onde está internado(a) o(a) adolescente vencedor(a).  

A Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA é responsável pela organização estadual da 16ª edição do Torneio.  

Confira a classificação completa, conforme o centro socioeducativo e a cidade onde se localiza: 

1º – CASA Três Rios, em Iaras 

2º – CASA Rio Tâmisa, em São Paulo 

3º – CASA João do Pulo, em São Paulo 

4º – CASA Marília, em Marília 

5º – CASA João do Pulo, em São Paulo 

6º – CASA Juquiá, em São Paulo 

7º – CASA Juquiá, em São Paulo 

8º – CASA Limeira, em Limeira 

9º – CASA Juquiá, em São Paulo 

10º – CASA Arujá, em Arujá 

11º – CASA Rio Pardo, em Ribeirão Preto 

12º – CASA Irapuru I, em Irapuru 

13º – CASA Rio Dourado, em Lins 

14º – CASA Juquiá, em São Paulo 

15º – CASA Pirituba, em São Paulo 

Compartilhar:

  • Data: 14/10/2022 05:10
  • Alterado:14/10/2022 17:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo do Estado de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados