Khalid é o quinto cantor mais ouvido no mundo para concentração durante trabalho e estudos
Plataforma Preply fez o levantamento dos cantores, dos ritmos e das músicas mais escutadas para concentração
- Data: 12/10/2022 15:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Preply
Preply
Crédito:Divulgação - Preply
A música pode ser uma grande aliada para se desligar do resto do mundo enquanto você realiza tarefas que exigem concentração e pode também melhorar o seu humor e reduzir o estresse. A Preply, plataforma online que conecta alunos e tutores nativos em todo o mundo através do aprendizado de mais de 50 idiomas, fez um levantamento e uma análise de playlists, músicas e cantores no Spotify para determinar os artistas, os sons, os álbuns e os gêneros que as pessoas mais gostam de escutar enquanto trabalham e estudam.
Em quinto lugar na lista dos músicos mais escutados para se concentrar está o cantor e compositor americano de pop e R&B Khalid, que é conhecido por músicas como “Better”, “Eastside”, “Young, Dumb & Broke” e “Satellite”, canção que foi lançada recentemente. Na sua frente estão Einaudi, pianista e compositor italiano que produz música clássica inspirada em rock, jazz e minimalismo americano; Ólafur Arnalds, um produtor eletrônico islandês que mistura cordas e piano com loops e batidas em gêneros que incluem clássico, experimental, eletrônico e ambiente; e Bonobo, músico e produtor britânico de trip-hop, ou seja, jazz, garage, soul e deep house, que são respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugares.
Ainda estão na listagem artistas como Justin Bieber (nº 11) que iniciou a sua carreira aos 16 anos; ODESZA (nº 12), dupla americana de música eletrônica que se apresenta em festivais como Lollapalooza e outros ao redor do mundo; Billie Eilish (nº 13), a primeira e mais jovem mulher a conquistar cinco prêmios em diferentes categorias no Grammy Awards; Drake (nº 17), cantor que ganhou reconhecimento como ator em uma série de drama adolescente; Ed Sheeran (nº 23), que alavancou a sua carreira ao ser convidado para participar de um álbum com a artista Taylor Swift; e Niall Horan (nº 24), cantor conhecido por ser ex-integrante do grupo One Direction.
Alguns compositores clássicos também aparecem no mapeamento da Preply: Ludwig van Beethoven (nº 14), que foi o primeiro músico não-assalariado capaz de viver apenas da própria arte; Johann Sebastian Bach (nº 19), famoso por aperfeiçoar a arte da batida do contraponto, isso é, a composição em polifonia; e Pyotr Ilyich Tchaikovsky (nº 25), conhecido pela composição de O Lago dos Cisnes.
Já os gêneros preferidos para focar nas atividades são lo-fi e chillhop, música eletrônica e ambiente, pois apresentam características e particularidades que ajudam o lobo frontal do cérebro a se concentrar mais. Daniele Saccardi, gerente de campanhas da Preply, diz: “a música instrumental de fundo pode aumentar a concentração e o foco, esteja você estudando um novo idioma ou trabalhando. Eu mesmo incluo esta prática no meu dia a dia”.
Uma curiosidade que a pesquisa da Preply traz é que, durante a pandemia iniciada em 2020, houve um aumento de 112% nas pesquisas dos ritmos lo-fi e chillhop, considerando que a maioria das pessoas trabalhava de casa e houve grande estresse e medo no período, o que justifica o aumento, segundo Saccardi. Para os apaixonados por lo-fi e fãs de música brasileira, é possível encontrar várias playlists do ritmo com um mix de bossa nova e MBP no Spotify, o que demonstra uma grande variedade de músicas do gênero, desde as antigas e clássicas até as mais atuais.
Os álbuns mais populares para ouvir enquanto você estuda ou trabalha
Os álbuns de música mais ouvidos para atividades do dia a dia incluem as trilhas sonoras dos filmes Amélie, A Origem e Interestelar e compõem um quinto das 20 melhores canções analisadas pela Preply. Apenas três álbuns do Top 10 da listagem não foram feitos especialmente para filmes e seriados, como é o caso de A Moment a Part (nº 6) de ODESZA, The Blue Notebooks (15 years) de Max Richter (nº 8) e Fine Line de Harry Styles (nº 10).
Além disso, a pesquisa descobriu que o trabalho do compositor alemão Ramin Djawadi, famoso pela trilha do filme Homem de Ferro, foi responsável por três dos 10 melhores álbuns da lista, incluindo a trilha sonora famosa da última temporada da série Game of Thrones e da primeira e da segunda temporadas de Westworld. Já Hans Zimmer, ganhador de dois Oscars e quatro Grammys, apareceu duas vezes no Top 10 pelas trilhas sonoras de Interestelar e Planeta Terra II.
Metodologia
No total, foram analisadas 1200 playlists e mais de 180 mil músicas de 58 mil artistas por meio de dados que foram compilados e baseados na pesquisa em inglês de sete palavras-chave: “concentração”, “concentrar”, “foco”, “trabalhar”, “trabalho intenso”, “produtividade” e “estudar”. A pesquisa foi realizada pela análise do número de curtidas de cada playlist, da busca e da classificação desses termos nas Top 100 playlists, entre outros fatores.
Confira a lista completa de artistas mais ouvidos para focar no trabalho e nos estudos:
1º Ludovico Einaudi
2º Ólafur Arnalds
3º Bonobo
4º Khalid
5º Hans Zimmer
6º Max Richter
7º Tycho
8º Nils Frahm
9º Jon Hopkins
10º Yann Tiersen
11º Justin Bieber
12º ODESZA
13º Billie Ellish
14º Ludwig van Beethoven
15º San Smith
16º Four Tet
17º Drake
18º Christian Loffler
19º Johann Sebastian Bach
20º Orquestra Sinfônica de Londres
Confira a lista completa dos álbuns mais ouvidos para focar no trabalho e nos estudos:
1º Interestelar (Trilha sonora) – Hans Zimmer
2º Westworld: Temporada 1 (Trilha sonora) – Ramin Djawadi
3º O Primeiro Homem (Trilha sonora) – Justin Hurwitz
4º Game of Thrones: Temporada 8 (Trilha sonora) – Ramin Djawadi
5º Planeta Terra II (Trilha sonora) – Hans Zimmer, Jacob Shea e Jasha Klebe
6º A Moment a Part – ODESZA
7º Westworld: Temporada 3 (Trilha sonora) – Ramin Djawadi
8º The Blue Notebook (15 years) – Max Richter
9º Monumenton Valley 2 – Todd Baker e Lydian Collective
10º Fine Line (Trilha sonora) – Harry Styles