A aventura dos irmãos Lumière: filme aborda a invenção do cinema

Esse e outros conteúdos chegam ao Curta!

  • Data: 07/10/2022 21:10
  • Alterado: 07/10/2022 21:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Curta!
A aventura dos irmãos Lumière: filme aborda a invenção do cinema

Crédito:Divulgação/Curta!

Você está em:

Em 1894, na cidade francesa de Lyon, os irmãos Louis e Auguste Lumière estavam prestes a realizar um feito cobiçado por inventores da época: a criação da “fotografia animada”. No ano seguinte, eles constroem o “cinematógrafo”, uma máquina à manivela capaz de captar imagens, revelar filmes e projetá-los em uma tela. Ali, era o início do desenvolvimento do cinema. Essa história é contada no documentário “Lumière! A Aventura Começa”, que chega ao Curta!.

O longa é “composto e narrado” — conforme enunciado nos créditos — por Thierry Frémaux,  diretor do Institut Lumière, do Lumière Film Festival e do Festival de Cannes. Baseia-se em uma série de tomadas cinematográficas datadas entre 1895 e 1905. São 114 obras destacadas dentre os 1.400 filmes que compõem a cinematografia dos irmãos Lumière e seus operadores de câmera. Todas passaram por um brilhante trabalho de restauração e são apresentadas em tecnologia 4k, isto é, em ultradefinição.

Os filmetes se dividem em capítulos que trazem um conteúdo bastante informativo e, conforme vão sendo exibidos, Frémaux constrói sua análise e contextualiza com a época. Ao espectador, fica claro que cenas como “A Saída dos Operários da Fábrica Lumière” (1895) e “A Chegada de um Trem à Estação” (1896) não têm nada de triviais, como podem parecer aos olhos mais desatentos, mas demarcam uma verdadeira revolução que iria desembocar no cinema que conhecemos hoje.

As cenas apresentadas demonstram um elevado senso estético por parte dos irmãos Lumière e, de forma bem-humorada, confirmam que aqueles filmetes já apresentavam alguns dos recursos cinematográficos que posteriormente seriam usados para criar suspense ou construir uma narrativa de comédia. Entre os destaques, há também os registros de operadores de câmera contratados por Louis Lumière para levar o cinematógrafo para vários cantos do mundo, captando imagens de diferentes culturas e contribuindo para a expansão da sétima arte pelo planeta. A produção já está disponível no Curta!On – Clube de Documentários. A exibição é na Quarta do Cinema, 12 de outubro, às 22h.

Fé e religiosidade marcam episódio inédito e exclusivo de ‘Estados da Arte’

Fé e religiosidade são temas do novo episódio da segunda temporada de “Estados da Arte”, que convida os artistas plásticos Tieta Macau, Ayrson Heráclito, Efrain Almeida e Ventura Profana para refletir sobre a relação de suas obras com o sagrado. Eles identificam influências que podem vir das igrejas neopentecostais, dos ilês maranhenses ou do candomblé baiano, e, a partir delas, ressignificam ícones e objetos de devoção através da arte.

“Estados da Arte” é dividida em 13 episódios temáticos: Insurgências, Ancestralidade, Floresta, Alegorias, Fé e Religiosidade, Fabulações, Migrações, Corpos, Outras Geometrias, Grafismos, Materialidades, Pedagogias e Oralidades/Sonoridades. Estarão disponíveis no Curta!On – Clube de Documentários no dia seguinte à estreia no canal Curta!. Novos assinantes têm sete dias para desfrutar da plataforma gratuitamente. A série foi produzida pela Aion Cinematográfica e pela Caboré Produtores Associados, e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia do episódio é na Terça das Artes, 11 de outubro, às 20h.

Compartilhar:

  • Data: 07/10/2022 09:10
  • Alterado:07/10/2022 21:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Curta!









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados