Alison reencontra Dalhausser e quer revanche nas areias de Copacabana

Brasileiro foi derrotado em 2009 na versão americana do "Melhores do Mundo"

  • Data: 11/02/2015 16:02
  • Alterado: 10/08/2023 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: RPM
Alison reencontra Dalhausser e quer revanche nas areias de Copacabana

Crédito:

Você está em:

Dois dos melhores jogadores do mundo se reencontrarão em duelo emocionante na Praia de Copacabana a partir de 26 de fevereiro. Alison ficará frente a frente com Phil Dalhausser no desafio “Melhores do Mundo – Brasil x USA – Vôlei de Praia -2015”. O confronto acontece após grande temporada de ambos no circuito mundial, onde ocupam 3º e 2º lugar no ranking, respectivamente.

A partida entre os medalhistas olímpicos acontecerá entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março nas areias de Copacabana. A entrada na arena construída para o evento na altura da Rua Princesa Isabel será gratuita. A competição será transmitida pelo SporTV.

Alison comemorou a boa campanha no ano passado com seu novo parceiro, Bruno Schmidt. Com apenas um ano de formação, a dupla conquistou medalha de ouro na etapa de Klagenfurt (Áustria), do Circuito Mundial e subiu ao pódio outras três vezes, em 11 eventos internacionais.

O brasileiro tem uma motivação extra para derrotar o medalhista olímpico, Phil Dalhausser, no “Melhores do Mundo – Brasil x USA – Vôlei de Praia – 2015”. Na versão americana do torneio realizada em Phoenix em 2009, Alison e o então parceiro Harley foram derrotados na final por Phil Dalhausser e Todd Rogers por 2×0.

“Em 2009, o Dalhausser vinha de um título de Rei da Praia, nos Estados Unidos. Durante todo o campeonato, foi segurando o jogo. Ele estava com uma lesão na lombar e mesmo assim jogou tudo o que podia e mais um pouco. É um atleta em quem me inspiro muito. Fora Ricardo e Emanuel, é o atleta em que mais me espelho dentro e fora de quadra. É um grande adversário e um grande profissional que eu admiro muito”, diz Alison, que terá muito trabalho pela frente para superar números excepcionais de seu adversário.

Jogando ao lado de Sean Rosenthal pela segunda temporada seguida em 2014, Dalhausser foi eleito o melhor jogador do esporte pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), além de receber os prêmios de Melhor Bloqueio, Melhor Saque e Melhor Levantamento. A dupla americana levou medalha de ouro em três dos 10 eventos da FIVB e esteve no pódio em outras duas ocasiões.

Atual “Rei da Praia”, Alison foi o primeiro atleta a conquistar em 2014 o tetracampeonato consecutivo desta competição individual e tem um currículo que intimida qualquer adversário. Entre suas principais conquistas estão: medalha de prata nas Olimpíadas de Londres (2012), campeão mundial (2011), campeão do circuito mundial (2011) e medalha de ouro nos jogos pan-americanos (2011).

“Poder disputar esse torneio e enfrentar o Dalhausser e o Rosenthal, que é uma dupla muito forte, é uma emoção muito grande. No ano passado, nós perdemos duas e ganhamos uma, cada jogo com eles é sempre muito disputado. Espero poder fazer o meu melhor. Estou na minha casa, no meu terreiro, junto com meus familiares e amigos e a torcida brasileira, então vou tentar aproveitar ao máximo isso”, finaliza Alison.

DESTAQUES DO TORNEIO
Participam do “Melhores do Mundo Brasil x USA – vôlei de praia” 32 atletas, 13 têm participação em Jogos Olímpicos e nove são medalhistas. Pelo Brasil destacam-se Emanuel (prata em Londres, bronze em Pequim e ouro em Atenas), Ricardo (bronze em Pequim, ouro em Atenas e prata em Sydney), Alison (Prata em Londres), Larissa (bronze em Londres), Juliana (bronze em Londres) e Talita (participação nos jogos de 2008 e 2012). Completam o time brasileiro: Maria Elisa; Ágatha e Bárbara; Maria Clara e Carol; Bruno Schmidt; Pedro Solberg e Evandro; e Álvaro Filho e Vitor Felipe.

Entre os americanos, os maiores nomes são: Kerri Walsh (tri campeã olímpica em 2004, 2008 e 2012), April Ross (prata em Londres), Jennifer Kessy (prata em Londres), Phil Dalhausser (ouro em Pequim), Sean Rosenthal (participação nos jogos de 2008 e 2012) e Jake Gibb (participação nos jogos de 2008 e 2012). Outras presenças confirmadas são: Casey Patterson; Theo Brunner e Nick Lucena; John Hyden e Tri Bourne; Emily Day; Lauren Fendrick e Brooke Sweat; Jennifer Fopma e Summer Ross.

O “Melhores do Mundo – Brasil x USA – Vôlei de Praia – 2015” tem como patrocinador master Banco do Brasil e patrocinadores oficiais: Light, SporTV, Sorvetes Nestlé e Olympikus. O evento também conta com os seguintes parceiros oficiais: Delta/GOL Linhas Aéreas, Grupo BHG e Benassi. A organização é da ALDEeA.

A competição é chancelada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e pela USA Volleyball (USAV). O evento conta com o apoio do Ministério dos Esportes através da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude -SEELJE, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

RIVALIDADE BRASIL E ESTADOS UNIDOS
Das 30 medalhas olímpicas já disputadas no vôlei de praia desde os Jogos de Atlanta 1996, o Brasil conquistou 11 (2 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze) e os Estados Unidos 9 (6 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze).

No Campeonato Mundial, realizado a cada dois anos desde 1997, são 9 títulos para o Brasil e 5 para os Estados Unidos.

Já no Circuito Mundial, disputado desde 1989 (masculino) e 1992 (feminino), o Brasil conta com 35 vitórias e os Estados Unidos com 9.

Em 2009, na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, foi realizado o World Challenge USA x Brazil, edição americana do “Melhores do Mundo”. Os Estados Unidos foram os campeões, com a vitória decidida no último jogo, quando Dalhausser/ Rogers venceram Alison/Harley por 2×0. Na final feminina, Juliana e Larissa ganharam de Kerri Walsh e Misty May também por 2×0.

No Brasil, entre 2002 e 2008, havia o Desafio dos Reis e Desafio das Rainhas – Brasil x USA, na praia de Ipanema, que levava o vencedor do Rei e Rainha da Praia a jogar com sua parceria contra o Rei e Rainha da Praia americano e seus parceiros. Os países se enfrentaram 12 vezes, sendo que o Brasil venceu 8 destes confrontos.

SERVIÇO – Melhores do Mundo – Brasil x USA – Vôlei de Praia – 2015
Data: 26 de fevereiro a 1° de março
Local: Praia de Copacabana, na altura da Rua Princesa Isabel
Entrada Gratuita

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 11/02/2015 04:02
  • Alterado:10/08/2023 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: RPM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados