Stock Car afunila disputa pelo título em pista onde trio líder jamais venceu
Traçado também se impõe pela imprevisibilidade, com cinco vencedores diferentes nas últimas seis corridas
- Data: 19/09/2022 10:09
- Alterado: 19/09/2022 10:09
- Autor: Redação
- Fonte: Stock Car
Crédito:Duda Bairros / Stock Car
Palco da nona etapa da Stock Car Pro Series, no próximo domingo (25), a pista de Santa Cruz do Sul permanece território não conquistado para o trio líder do campeonato: o atual campeão Gabriel Casagrande, o vice-líder Daniel Serra e o terceiro colocado Matías Rossi jamais chegaram ao primeiro lugar no traçado gaúcho. Mais do que isso, o circuito situado a 160 km da capital Porto Alegre é difícil de ser domado. Nas últimas seis provas disputadas em seus 3.531 metros, a vitória coube a cinco pilotos diferentes. Apenas o tricampeão Ricardo Maurício repetiu a façanha, em 2019 e 2021.
Com as duas largadas do próximo domingo, o tradicional Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul receberá uma corrida da principal categoria do automobilismo na América do Sul pela 25ª vez e, novamente, em um momento decisivo. Com apenas quatro etapas para o término nas 12 previstas, a briga pelo título começa a afunilar e a indicar quem vai chegar ao final da temporada disputando a coroa.
O paranaense Gabriel Casagrande chega a Santa Cruz do Sul como líder da tabela, com 222 pontos contra 203 do tricampeão Daniel Serra. Na etapa do calendário mais próxima da fronteira com seu país, o argentino Matías Rossi desembarca com 201 pontos, somente dois a menos que Serra, e pela primeira vez se coloca como um dos principais postulantes ao título.
Os três líderes são os únicos a somar mais de 200 pontos, condição que praticamente os garante entre os principais protagonistas na disputa pelo título deste ano. Outros candidatos são Rubens Barrichello, com 189 pontos, Bruno Baptista (175), Gaetano Di Mauro (168), Ricardo Zonta (162), Thiago Camilo (162), Nelsinho Piquet (148) e Cesar Ramos (140).
O encontro gaúcho será o último antes da rodada dupla válida pelas etapas 10 e 11, a ser disputada em Goiânia nos dias 22 e 23 de outubro, quando todos os pilotos deverão descartar os quatro piores resultados, gerando a pontuação que levará os candidatos definitivos a disputar o título na etapa final – em 20 de novembro, em Brasília.