Spotify Ads: como funciona os anúncios no Spotify?

Conheça os recursos para anúncios no Spotify e os formatos disponibilizados pela plataforma

  • Data: 03/08/2022 07:08
  • Alterado: 03/08/2022 07:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Spotify Ads: como funciona os anúncios no Spotify?

Crédito:Envato / Reprodução Spotify / Edição Beatriz Pereira – Plataformanet

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O Spotify está entre os serviços streamings de músicas e áudios mais conhecidos do mundo. Segundo os dados divulgados pela própria empresa em abril de 2022, a plataforma continua registrando um aumento no número de novas contas e novos assinantes. Atualmente, o Spotify conta com 422 milhões de usuários ativos ao redor do mundo. A maior parcela dessas pessoas que utilizam o serviço de streaming mensalmente é formada por usuários com planos gratuitos. E esse público é justamente o foco das campanhas de anúncios no Spotify. Isso significa que milhões de pessoas podem ser impactadas através das soluções publicitárias na plataforma.

Como funciona os anúncios no Spotify?

Os anúncios no Spotify são desenvolvidos em parceria direta com a plataforma, diferente do que acontece em outras plataformas. No Google Ads ou no Instagram Ads, por exemplo, a criação, a programação e a publicação dos anúncios ficam sob a responsabilidade dos administradores dos perfis comerciais das marcas. Nesses casos, o acompanhamento e as orientações de colaboradores das plataformas são pontuais e exclusivas. Com o Spotify Advertising, os anúncios são produzidos em conjunto com especialistas do serviço de streaming.

As soluções de publicidade da plataforma podem ser personalizadas de acordo com o público-alvo. A segmentação dos anúncios no Spotify leva em conta as informações detalhadas sobre os usuários e as suas atividades no streaming. O Spotify disponibiliza uma ampla variedade de formatos para anunciar na plataforma que incluem conteúdos em áudio, vídeo, imagens e ações patrocinadas.

Quais os tipos de anúncios no Spotify?

Os anúncios em áudio são reproduzidos entre as músicas e tem duração de 30 segundos no máximo. Esse tipo de anúncio pode ser veiculado em diferentes dispositivos acompanhados de uma imagem (banner) e uma chamada para ação com link (CTA – call-to-action).

Os anúncios em vídeo estão disponíveis com as opções: sessão patrocinada e video takeover. Os anúncios na sessão patrocinada (Sponsored Sessions) oferecem uma recompensa aos ouvintes: após assistir os vídeos de anunciantes, os usuários podem escutar 30 minutos de músicas sem interrupções. A sessão patrocinada é exibida somente para os usuários que estão atentos a tela do aplicativo mobile. Os anúncios do video takeover são apresentados para os ouvintes apenas quando estão navegando pela plataforma. Os vídeos podem ter até 30 segundos de duração e estão disponíveis para computadores e dispositivos móveis.

Os anúncios em display no Spotify podem ser exibidos nos formatos: overlay, homepage takeover e leaderboard. Os anúncios overlay são exibidos quando os usuários retornam para o aplicativo da plataforma no desktop ou no mobile. Os anúncios homepage takeover apresentam o conteúdo do anunciante na página inicial do Spotify por 24 horas. Os anúncios leaderboard são veiculados por 30 segundos em formato de imagem clicável.

Além dessas opções, com o formato de playlists patrocinadas (Sponsored Playlists), o serviço de streaming também possibilita que as marcas patrocinem playlists criadas e administradas pelo próprio Spotify.

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  • Data: 03/08/2022 07:08
  • Alterado:03/08/2022 07:08
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