Prefeitura de São Bernardo amplia ação de acompanhamento odontológico de gestantes
Programa de Orientação Odontológica Multriprofissional Materno-Infantil é responsável pelo atendimento de todas as gestantes da rede de saúde
- Data: 28/03/2022 17:03
- Alterado: 28/03/2022 17:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Omar Matsumoto / PMSBC
Com novos protocolos, a Prefeitura de São Bernardo implantou, nesta segunda-feira (28/03), o novo Programa de Orientação Odontológica Multriprofissional Materno-Infantil (Proomi), do departamento de Atenção Básica, responsável pelo acompanhamento de todas as gestantes que utilizam a rede de saúde municipal, desde a primeira consulta de pré-natal até os 6 anos completos de seus filhos.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a elaboração dos novos protocolos surge com intenção de padronizar o atendimento multidisciplinar e estabelecer uma interface do Proomi com os manuais da Linha de Cuidado Materno Infantil (LCMI), dentro da Atenção Primária à Saúde (APS), e com o manual de ciclos de vida da Divisão de Saúde Bucal.
“Quando a gestante dá entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) para sua primeira consulta de pré-natal, ela automaticamente é inserida no acompanhamento odontológico, o que faz toda a diferença durante sua gestação e a partir do nascimento do seu filho. Vimos ao longo do tempo que as mães com a boca saudável geram indivíduos mais saudáveis para toda a vida. Essa é a grande missão do Proomi em São Bernardo”, explicou Dr. Geraldo.
Dentre os serviços ofertados no programa estão o Plantão Amamentação, em que a mãe conta com um espaço e um profissional de referência na UBS, voltado para esclarecimento de dúvidas acerca do aleitamento materno, escuta qualificada e acolhimento de demandas, e a Equipe de Boas-Vindas, que faz o agendamento da primeira consulta do recém-nascido em até 7 dias de vida no Hospital Municipal Universitário (HMU). Além disso, há grupos de trocas de saberes entre as gestantes-gestantes e gestantes-profissionais, com acompanhamento da equipe multiprofissional.
Para o diretor de Saúde Bucal de São Bernardo, Dr. Mario Chekin, esta nova versão do programa, além de mais completa, vai proporcionar à rede um conhecimento maior do paciente como um todo para o município, com a possibilidade de melhorar os indicadores. “São Bernardo já oferta um tratamento de qualidade em sua rede de saúde. O que queremos com a implantação dos novos protocolos é investir ainda mais neste acolhimento”, reforçou.