Como preparar os executivos para liderarem em um mundo com novos desafios

Programas de ensino como os High Impact Programs da Saint Paul Escola de Negócios trazem uma nova abordagem para a qualificação de grandes líderes

  • Data: 23/02/2022 15:02
  • Alterado: 17/08/2023 08:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Saint Paul Escola de Negócios
Como preparar os executivos para liderarem em um mundo com novos desafios

Teletrabalho

Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil

Você está em:

Liderar equipes com uma nova mentalidade e ajudar as empresas a trilharem o caminho do sucesso em um cenário que muda a cada dia e traz novos desafios. No mundo contemporâneo, a disrupção das competências necessárias para a liderança está levando grandes executivos a serem exigidos como nunca e a buscarem novas qualificações, já que o ensino que tiveram até hoje não atende às necessidades atuais das empresas. Programas voltados para estas competências do futuro, como os High Impact Programs (HIP) da Saint Paul Escola de Negócios, além de promoverem o reskilling, ajudam, na prática, na tomada de decisões.

“A alta liderança, por exemplo, entende cada vez mais que as principais decisões são emocionais e não racionais. Você racionaliza para defender a ideia, mas a escolha do caminho é mais complexa e passa por outras habilidades”, diz José Cláudio Securato, CEO da Saint Paul Escola de Negócios, cinco vezes eleita uma das melhores escolas para executivos do mundo. Pensando nisso, a escola possui o programa SEER, desenvolvido para CEOs, conselheiros, presidentes e, que aborda temas que antes não eram comuns, mas que são essenciais no mundo contemporâneo, para uma expansão da atuação executiva por meio de abordagem plural e multidisciplinar. Geralmente os líderes são estimulados a desenvolver o lado esquerdo do cérebro, com racionalidade, eficiência e processos, mas diante de um novo cenário de decisões globais, com mudanças sofridas nas áreas econômicas e socioculturais, bem como a transformação digital e incertezas da pós-modernidade, uma nova leitura é indispensável: o SEER nasceu com o objetivo de desenvolver a estética, o subjetivo, a flexibilidade, a criação, a diversidade e o propósito, áreas comandadas pelo lado direito do cérebro.  

Além do SEER, faz parte dos High Impact Programs, da Saint Paul Escola de Negócios, o ABP-W (Advanced Boardroom Program for Women), desenvolvido para mulheres executivas, diretoras, herdeiras e C-Levels, que almejam atuar em Conselhos de Administração. Com a importância da equidade de gênero nos boards das companhias, o programa visa preparar as lideranças femininas para ocuparem cada vez mais estes espaços.

O Programa Avançado de ESG debate e apresenta soluções para desafios que estão cada vez mais presentes no cotidiano dos líderes das empresas, desenvolvendo metodologias e programas voltados à inovação e sustentabilidade. A necessidade de prepará-los para o tema com solidez está alinhada com a relevância das questões ESG para a sociedade e o quanto o mundo empresarial precisa estar conectado a isso.

E o Programa Avançado de Transformação Digital para Executivos foi desenhado para executivos que compreenderam a importância de se aprofundar nas tecnologias emergentes, no novo modelo de liderança, estratégias e modelos de negócios disruptivos, para assim poderem liderar suas organizações e carreiras para uma verdadeira transformação digital.  

“Os executivos percebem, conforme desenvolvem suas carreiras, que não estão mais preparados como achavam que estavam, já que os conteúdos ensinados anteriormente não atendem mais aos desafios atuais das empresas. Desenvolvemos esses programas para que os líderes possam aprofundar o conhecimento necessário para agir da melhor forma na posição que ocupam e também para auxiliar aqueles executivos que visam alcançar um cargo mais elevado”, afirma José Cláudio Securato. “Queremos prepará-los para as competências do futuro: por exemplo, até 2030, a Inteligência Artificial vai criar US$13TRI para a economia mundial, então continuar acreditando que a transformação digital não é tão relevante ou urgente fará com que executivos que não se prepararem se tornem obsoletos”, completa José Cláudio Securato. 

Compartilhar:

  • Data: 23/02/2022 03:02
  • Alterado:17/08/2023 08:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Saint Paul Escola de Negócios









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados