O Futuro é Elétrico – Tendências na caçamba

A General Motors apresenta nos Estados Unidos a picape elétrica Chevrolet Silverado EV

  • Data: 12/01/2022 08:01
  • Alterado: 12/01/2022 08:01
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
O Futuro é Elétrico – Tendências na caçamba

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A General Motors apresentou nos Estados Unidos a primeira Silverado totalmente elétrica. A Silverado EV é uma reinvenção da picape de maior sucesso da Chevrolet, com zero emissão e outros destaques tecnológicos. Desenvolvida desde o início para ser uma picape totalmente elétrica a partir da plataforma Ultium, que é a base da estratégia da nova geração de veículos elétricos da GM, a Silverado EV se propõe a oferecer uma combinação inovadora de capacidade, desempenho e versatilidade. “A plataforma Ultium é um fator-chave para atingirmos este novo patamar com a picape, tanto para clientes que utilizarão o produto como um veículo de trabalho quanto para aqueles que buscam um veículo versátil para o dia a dia, incluindo aqueles que estão considerando adquirir uma picape pela primeira vez”, afirma Steve Hill, vice-presidente da Chevrolet. A Silverado EV chega ao mercado norte-americano em 2023 e será produzida na Factory Zero da GM, Detroit-Hamtramck Assembly Center, uma instalação de quase 40 anos adaptada e refeita com um investimento de US$ 2,2 bilhões dedicado à produção de EVs (baterias de veículos elétricos) nos Estados Unidos.

No primeiro momento, a Silverado elétrica estará disponível em duas configurações, a RST First Edition e a WT, voltada para frotistas. O design frontal foi esculpido para direcionar o ar de forma eficiente para baixo na lateral da carroceria, reduzindo a resistência e a turbulência. A picape será oferecida exclusivamente com cabine dupla, com um balanço dianteiro mais curto que dá ao veículo uma postura mais agressiva e também permite o deslocamento da segunda fila de bancos mais para trás. Os porta-objetos ajustáveis aproveitam ao máximo o espaço interno e oferecem soluções funcionais para uma variedade de necessidades do cliente. A picape traz uma espécie de porta-malas na parte dianteira do veículo, o eTrunk, capaz de acomodar uma mala grande ou mesmo ferramentas.

Tanto a versão RST quanto a WT são compatíveis com sistemas de carregamento rápido de até 350 kW, permitindo ampliar a autonomia em 160 quilômetros em 10 minutos, de acordo com estimativas da General Motors. A Silverado EV conta ainda com um equipamento que permite usar a energia de suas baterias para alimentar até 10 equipamentos eletrônicos ou até mesmo para fornecer energia para uma residência em caso de emergência, por exemplo, em um total de 10,2 kW. A tecnologia também permite carregar outro veículo EV. Com a crescente rede norte-americana de carregadores e o recurso Energy Assist no myChevrolet Mobile App, os motoristas podem criar um planejamento de rotas com eficiência energética.

Na configuração RST First Edition, o motor entrega mais de 670 cavalos de potência com mais de cem kgfm de torque no modo de força máxima, que permite acelerar de zero a 100 km/h em um tempo inferior a 4,5 segundos. A autonomia estimada para o modelo é de até 640 quilômetros com uma carga completa. Com carregamento rápido DC (até 350 kW), a RST oferecerá até 10,2 kW de potência para fornecimento externo de carga e até 4.535 quilos de capacidade de reboque. A previsão é que a carga útil fique em torno dos 590 quilos. A configuração RST terá tração nas quatro rodas, suspensão a ar automática adaptativa, tampa traseira com mecanismo elétrico, multimídia com tela de 17 polegadas, painel digital configurável com tela de 11 polegadas e uma outra auxiliar para o motorista tipo head-up display, com mais de 14 polegadas. A versão conta ainda com o sistema Multi-Flex Midgate, que expande a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine por meio de uma tampa no dorso dos bancos traseiros, ampliando a área de carga para mais de três metros. Como os encostos dos bancos da segunda fileira são do tipo 40/60, existe diferentes opções de configuração, seja para privilegiar o transporte de carga mais compridas ou de pessoas. As rodas são de 24 polegadas e são impulsionadas por motores na parte dianteira e traseira que compõem o sistema e4WD. A suspensão a ar automática adaptativa permite que o veículo seja levantado ou abaixado em até 50 milímetros. O console central da versão RST tem capacidade para pouco mais de 26 litros. Essa versão de acabamento tem ainda teto panorâmico. Quando um motorista se aproxima da RST com um smartphone ou chaveiro habilitado, uma projeção de luz o saúda. Por comando de voz, é possível acionar a ignição, deixando as mãos livres para afivelar o cinto de segurança e logo partir. Os proprietários da Silverado RST ainda terão disponível o carregador Ultium Charge 360, que é projetado para simplificar a experiência de uso do veículo e acessar a mais de cem mil pontos de carregamento públicos disponíveis nos Estados Unidos e no Canadá.

Já a configuração WT (Work Truck) da Silverado EV será lançada primeiro para frotistas e terá como prioridade atender às necessidades de empresas que focam em sustentabilidade também em suas operações logísticas. O modelo oferecerá quase 520 cavalos de potência e 60 kgfm de torque, com capacidade de reboque superior a 3.600 quilos e 544 quilos de carga na caçamba. A Chevrolet prepara ainda uma versão com mais do que o dobro dessa capacidade. “A plataforma Ultium permitiu com que nossas equipes de design e engenharia tivessem a liberdade de criar uma picape completamente nova com desempenho e capacidade impressionantes”, afirma Nichole Kraatz, engenheiro-chefe da Silverado EV.

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  • Data: 12/01/2022 08:01
  • Alterado:12/01/2022 08:01
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